EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Fávaro fala em adicionar mais etanol à gasolina

"Há toda uma conjuntura a ser estudada ainda, mas é uma grande possibilidade", disse a jornalistas no 1.º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), realizado ontem em Brasília

Fávaro: Hoje, o porcentual obrigatório do etanol anidro ao combustível é de 27,5%. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Fávaro: Hoje, o porcentual obrigatório do etanol anidro ao combustível é de 27,5%. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de maio de 2023 às 10h46.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quarta, 17 que o governo estuda o aumento do teor obrigatório de etanol na gasolina para 30%. "Já está no radar do governo brasileiro, do presidente Lula, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a adição obrigatória de 30% do etanol na gasolina, aumentar em 2,5 pontos porcentuais. Isso já está no radar. Há toda uma conjuntura a ser estudada ainda, mas é uma grande possibilidade", disse a jornalistas no 1.º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), realizado ontem em Brasília. Hoje, o porcentual obrigatório do etanol anidro ao combustível é de 27,5%.

O ministro citou a possibilidade de aumento do etanol na gasolina dentre as medidas que podem ser adotadas pelo governo para fomento do mercado de milho, em meio ao arrefecimento dos preços do cereal. "Isso consequentemente aumenta consumo de milho para puxar os preços um pouco para cima e garantir estabilidade aos produtores", afirmou Favaro.

Entre outras medidas, o ministro citou a ampliação de mercado para uso do cereal, as aberturas de mercado externo. "Caso todas essas medidas não se mostrem suficientes na plenitude, o programa de garantia do preço mínimo deve ser 'startado' (iniciado) pelo governo federal na medida do possível."

Acompanhe tudo sobre:Exame-AgroCombustíveisBiocombustíveis

Mais de EXAME Agro

Safra recorde deve impulsionar crescimento de 7,6% no valor da produção agropecuária em 2024/2025

Economia forte e menos poluição: como os brasileiros veem lei que impulsiona biocombustíveis no país

Brasil e pecuaristas rechaçam anúncio do Carrefour de não comprar carne do Mercosul

Em meio a protestos, Carrefour anuncia que não comprará carne de países do Mercosul