EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

EXCLUSIVO: Minerva mira em pecuária sustentável e entra para Rede ILPF

Frigorífico quer alcançar emissões líquidas zero até 2035, contando com o fornecimento de gado atrelado à redução das emissões de gases de efeito estufa

ILPF: objetivo é que área de integração corresponda a 35 milhões de hectares até 2030 (Embrapa/Divulgação)

ILPF: objetivo é que área de integração corresponda a 35 milhões de hectares até 2030 (Embrapa/Divulgação)

Mariana Grilli
Mariana Grilli

Repórter de Agro

Publicado em 20 de junho de 2023 às 19h07.

Um dos maiores frigoríficos da América do Sul, a Minerva Foods passa a fazer parte da Rede ILPF, associação público-privada de incentivo à adoção de tecnologias da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A movimentação da empresa visa fomentar práticas sustentáveis para a pecuária, apostando no consórcio entre os componentes agrícola, pecuário e florestal na mesma área produtiva.

Leia também: Soja, boi e árvore: a tecnologia brasileira para um agro sustentável

O frigorífico tem como meta alcançar emissões líquidas zero até 2035, cujo fornecimento de gado esteja atrelado à redução das emissões de gases de efeito estufa. Para chegar lá, o caminho é descarbonizar o processo produtivo da bovinocultura a médio e longo prazo.

Embora não tenha um número definido de rebanho em sistema ILPF ou de fornecedores que estejam em conformidade à técnica de manejo, "o objetivo [com a Rede ILPF] é empregar esforços para aumentar a implementação de sistemas integrados na cadeia da Minerva Foods", afirma Gracie Verde Selva, gerente executiva do Programa Renove da Minerva. O programa busca promover o engajamento de produtores rurais na adoção de práticas sustentáveis no campo.

Primeiro frigorífico a entrar na entidade público-privada, a Minerva Foods integra a associação já composta por Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Suzano, Syngenta e Embrapa.

Para Isabel Ferreira, diretora executiva da Rede ILPF, a parceria amplia as possibilidades de aumento de produtividade com sustentabilidade. “A pecuária é um importante pilar do agronegócio brasileiro. Acreditamos que com o apoio da Minerva Foods vamos conseguir capacitar e avançar em nossa meta de áreas com os sistemas ILPF, contribuindo para elevar a eficiência e fortalecendo toda a cadeia”, diz.

ILPF no Brasil

A Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta compõe o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC e ABC+), criado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. 

Segundo estimativas mais recentes da Rede ILPF, na safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no país correspondeu a 17,4 milhões de hectares. O número deve crescer para 35 milhões de hectares até 2030.

Acompanhe tudo sobre:AgropecuáriaSustentabilidadeMinerva Foods

Mais de EXAME Agro

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25

Os 3 motivos que fazem o Santander apostar suas fichas na SLC Agrícola