EXAME Agro

EXAME lança o podcast SuperAgro, que debate as oportunidades no campo

No episódio de estreia do podcast SuperAgro, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues trata do desafio de melhorar a comunicação do agro em meio à pressão global pela preservação ambiental

Cultivo de grãos no Mato Grosso: campeão em produtividade, Brasil tem desafio de comunicar conquistas em sustentabilidade (Alexis Prappas/Exame)

Cultivo de grãos no Mato Grosso: campeão em produtividade, Brasil tem desafio de comunicar conquistas em sustentabilidade (Alexis Prappas/Exame)

CA

Carla Aranha

Publicado em 5 de maio de 2021 às 10h02.

Última atualização em 6 de maio de 2021 às 10h18.

Campeão de produtividade no campo, com avanços significativos em tecnologia e sustentabilidade, o Brasil ainda patina para comunicar ao mundo os cuidados com a preservação dos recursos naturais. A cada novo maepamento de desmatamento na Amazônia, há ainda o desafio de preservar a reputação do agronegócio brasileiro mundialmente. Com a pressão crescente de fundos de investimento e entidades internacionais sobre o Brasil, a questão adquiriu um caráter emergencial.

O assunto é abordado no episódio de estreia do podcast SuperAgro, que vai ao ar todas as quartas-feiras, trazendo os desafios, as oportunidades e os grandes personagens do agronegócio brasileiro. O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues é o entrevistado do episódio de lançamento.

"Se tivessemos mantido os níveis de produção de 30 anos atrás, precisaríamos de mais 109 milhões de hectares para colher a nossa safra. Hoje o agro brasileiro produz muito mais em uma área equivalente muito menor. Isso é sustentabilidade na veia, e precisa ser comunicado", diz Rodrigues, hoje coordenador da FGV Agro e embaixador da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Em meio a grandes leilões de infraestrutura, como o da BR-153, no Centro-Oeste, além de cinco terminais portuários e 22 aeroportos, que geraram 48 bilhões de reais de investimentos, o podcast também discute as políticas públicas e estratégias de desenvolvimento para o agronegócio.

Rodrigues lembra que ainda é preciso avançar mais na logística para facilitar o escoamento da produção agrícola e atingir novos patamares de expansão. "Precisamos também de uma diplomacia de resultados, com mais acordos comerciais, e uma política de renda no campo", diz.

O podcast SuperAgro vai ao ar todas as quartas-feiras com os principais desafios e oportunidades do agronegócio, com apresentação de Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAMEClique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.

 

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeAgronegócioGrãosAmazôniaEXAME-no-InstagramExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Com governo paralisado, Trump adia pacote de ajuda para agro dos EUA, diz site

Brasil aumenta venda de carne ao exterior em setembro, mesmo com tarifaço de Trump

Pacote de ajuda de Trump a agricultores dos EUA pode chegar a US$ 15 bilhões, diz agência

MP 1303: relator da proposta mantém isenção da LCA mas altera tributação de Fiagros