EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Escritórios Verdes, da JBS, regularizam 8 mil fazendas

A meta é aumentar em 50% o suporte a produtores em 2024, priorizando o atendimento àqueles que são responsáveis por pequenas propriedades

Escritórios Verdes: atualmente, a JBS monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado (JBS/Divulgação)

Escritórios Verdes: atualmente, a JBS monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado (JBS/Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 10h56.

Desde que o programa dos Escritórios Verdes começou, em 2021, a JBS – uma das maiores empresas de alimentos do mundo –, alcançou a marca de 8 mil regularizações socioambientais de fazendas no Brasil. Em 2023, a iniciativa contabilizou um total de 4 mil regularizações e atingiu o marco de 2.300 hectares direcionados para recomposição florestal. Para este ano, a meta é alcançar 12 mil regularizações e priorizar o atendimento ao pequeno produtor.

Escritórios Verdes 2.0

Considerando o dado de que, entre as 8 mil regularizações realizadas, 47% são de pequenas propriedades, a JBS lançou recentemente os Escritórios Verdes 2.0 com o objetivo de apoiar, principalmente, esses pequenos produtores.

“A tecnologia aumenta a produtividade, a renda e torna a produção mais sustentável”, afirma Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil. “Com os Escritórios Verdes 2.0, ofereceremos ferramentas para que o produtor tenha acesso a práticas e técnicas de produção regenerativa e sistemas agroflorestais integrados”, completa.

Segundo a executiva, a companhia adotou uma estratégia de enfrentamento ao problema do desmatamento que vai além do bloqueio dos produtores que não estão em conformidade com a política de compras da empresa.

“Entendemos que esta questão setorial relacionada ao desmatamento só terá uma solução se atuarmos de forma conjunta com os pecuaristas e pequenos produtores, oferecendo soluções efetivas e promovendo a assistência técnica para aqueles que desejam fazer a regularização. E os resultados que estamos alcançando nos Escritórios Verdes comprovam que se trata de uma estratégia acertada”, afirma.

A executiva explica que, em cerca de três anos de existência dos Escritórios Verdes, já foram efetuados mais de 22 mil atendimentos a produtores rurais, sendo que 9 mil aconteceram só em 2023, representando um crescimento de 57% quando comparado ao ano anterior.

Política de Compras Responsáveis da JBS

Atualmente, a JBS monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado. Quando uma propriedade é identificada com qualquer tipo de não-conformidade com os critérios socioambientais da Política de Compras Responsáveis da JBS, há o bloqueio imediato no sistema de compras da companhia.

Neste momento, o trabalho dos Escritórios Verdes oferece apoio para compreender e apoiar aqueles produtores que queiram percorrer o caminho da sustentabilidade rumo à regularização das suas áreas.

O programa teve início com escritórios nos estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir do amadurecimento da iniciativa e do aumento da demanda por parte dos produtores, o programa foi expandido, chegando ao Acre e ao Tocantins.

Acompanhe tudo sobre:Alimentando o Planetabranded-content

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25