EXAME Agro

Em meio ao tarifaço, governo abre mercado de carne nas Filipinas

Acordo fortalece relações comerciais e amplia oportunidades para o setor agropecuário brasileiro

Brasil abre mercado de carne bovina para as Filipinas com tarifaço (Paulo Whitaker/Reuters)

Brasil abre mercado de carne bovina para as Filipinas com tarifaço (Paulo Whitaker/Reuters)

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 18h38.

Última atualização em 14 de agosto de 2025 às 19h14.

O Brasil e as Filipinas concluíram negociações sobre requisitos sanitários e para exportação de carne bovina com osso e miúdos, mesmo diante de tarifas, de acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgadas nesta quinta-feira, 14.

O acordo permite o envio desses produtos para um país com mais de 118 milhões de habitantes e consumo crescente de proteína animal, consolidando as Filipinas como um mercado estratégico para o agronegócio nacional.

Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 1,5 bilhão em produtos agropecuários para as Filipinas, incluindo carnes, cereais, farinhas e itens do complexo sucroalcooleiro.

Crescimento do agronegócio

Com essa negociação, o agronegócio brasileiro alcançou 400 mercados internacionais desde o início de 2023, sendo 100 apenas neste ano. O resultado veio do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsáveis por homologar o acesso e regular as condições comerciais, incluindo tarifas e exigências sanitárias.

As tarifas aplicáveis aos produtos variam conforme o tipo de corte e miúdo exportado. O reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação contribuiu para garantir a competitividade das exportações no mercado filipino, além de reforçar a presença do país no comércio internacional de proteínas animais.

Acompanhe tudo sobre:Carne bovinaTarifasMinistério da Agricultura e PecuáriaMinistério das Relações Exteriores

Mais de EXAME Agro

Brasil pode vender mais cortes de carne aos EUA após tarifa cair, diz Abiec

'Ficou pior para nós', diz setor de café brasileiro sobre isenção de Trump

Mantiqueira adquire produtora de ovos dos EUA e amplia presença no país