EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313
GOV. MT 500X313
Logo Engie preto
btgpactual-advisors_fc7f32

Dia do Agricultor: saiba como surgiu a data e sua importância

A celebração do Dia do Agricultor é uma oportunidade para valorizar a relevância do agronegócio na economia brasileira e apoiar esses profissionais

Fazenda de café do Grupo Cedro em Minas Gerais: Brasil é o maior exportador de café do mundo (Getty Images/Getty Images)

Fazenda de café do Grupo Cedro em Minas Gerais: Brasil é o maior exportador de café do mundo (Getty Images/Getty Images)

Iara Siqueira
Iara Siqueira

Repórter freelancer de Agro

Publicado em 28 de julho de 2023 às 12h48.

Última atualização em 3 de agosto de 2023 às 14h17.

Comemorado nesta sexta-feira, 28, o Dia do Agricultor foi criado em 1960, pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek para homenagear o centenário da fundação do Ministério da Agricultura, instituído por dom Pedro II.

A celebração do Dia do Agricultor é uma oportunidade para valorizar a relevância do agronegócio na economia brasileira e apoiar esses profissionais. O setor representa 8% do PIB do Brasil. No primeiro trimestre de 2023, a economia do país cresceu 1,9%, puxado pela maior alta do agronegócio nos últimos 27 anos.

O Brasil é o quarto maior exportador de produtos agropecuários do mundo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do produto interno bruto (PIB) do país em 2023 foi impulsionado pelo avanço de 21,6% do setor agropecuário.

Já o Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) de 2023 ficou estimado em R$ 1,148 trilhão pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os principais produtos brasileiros são:

  • Milho,
  • Cana-de-açúcar,
  • Café,
  • Cacau,
  • Soja,
  • Algodão,
  • Arroz,
  • Laranja

Qual é a importância do agricultor no Brasil?

O ofício de agricultor é uma das profissões mais antigas das quais se tem relato na história da humanidade. No Brasil, a agricultura teve início nas comunidades indígenas para o cultivo de alimentos como o milho e mandioca. Mais tarde, os colonizadores europeus trouxeram culturas como a cana-de-açúcar e o café.

A agricultura é importante para a economia brasileira, por ser responsável pela produção de matérias-primas, como a biomassa usada na fabricação de biocombustível.

A atividade em conjunto com o agronegócio é responsável por gerar milhões de empregos, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o agronegócio possui mais de 19,07 milhões de trabalhadores atuando no setor.

Quantos agricultores existem no Brasil?

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, o Brasil possui cerca de 4,06 milhões de produtores rurais, entre grandes, médios e pequenos produtores, espalhados em mais de 63 milhões de hectares, nas regiões de:

  • São Paulo,
  • Minas Gerais
  • Rio de Janeiro,
  • Santa Catarina,
  • Paraná,
  • Rio Grande do Sul,
  • Goiás,
  • Mato Grosso,
  • Mato Grosso do Sul.

Na Região Sul, o destaque é a cultura de soja. O Nordeste se destaca principalmente pela agricultura familiar, enquanto o Centro-Oeste tem os maiores quatro estados produtores de grão do país: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A Região Sudeste é tida como a mais forte economicamente. Por fim a Região Norte tem se desenvolvido frentes as expansões vindas do Nordeste e Centro-Oeste.

Dados do último Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas.

Quais os perfis dos agricultores no Brasil?

A pesquisa realizada pelo Censo Agrícola indicou que mais de 80% das propriedades agrícolas são comandadas por homens. O maior número de produtores rurais tem idade entre 40 e 45 anos, ou seja, 26,3%. Apenas 6,7% têm menos de 25 anos, o que sugere que o jovem do campo tem trocado a roça pela cidade.

Campo conectado

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), mostra que 94% dos produtores tem smartphone. A oferta de internet está disponível para 91% dos produtores de animais e 88% dos agricultores.

Ainda de acordo com a ABMRA, entre os assuntos mais procurados pelos produtores na internet está a previsão do tempo e informação sobre o campo. Em relação as redes sociais, 76% deles usam o WhatsApp para fazer negócios.

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:Exame-AgroGuia do Agro

Mais de EXAME Agro

A geada que dizimou cafezais do Paraná – e tirou de Londrina o título de "capital mundial do café"

Governo paulista deve dobrar compras públicas em 2025 para expandir agricultura familiar no estado

China quebra recorde de produção com nova variedade cereal

Dos Fiagros aos insumos: o que o pedido de RJ da Agrogalaxy pode representar para o agro