EXAME Agro

Conab: produção de grãos é mantida em 322,3 milhões de toneladas na safra 2024/25

De acordo com o órgão, clima favorável e aumento na área total semeada devem elevar em 8,2% produção brasileira

ADM: negócios de nutrição vieram para diversificar receita da companhia - um plano que não deu certo (Lucas Ninno/Getty Images)

ADM: negócios de nutrição vieram para diversificar receita da companhia - um plano que não deu certo (Lucas Ninno/Getty Images)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 09h49.

Última atualização em 22 de janeiro de 2025 às 09h55.

Apesar da chegada do La Niña durante o verão brasileiro, de dezembro a março, o país deve registrar uma safra recorde de grãos, estimada em 322,3 milhões de toneladas, segundo projeções divulgadas nesta terça-feira, 14, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o órgão, que manteve praticamente inalterada as estimativas em relação ao mês anterior,  o clima favorável registrado durante o desenvolvimento das culturas de primeira safra, aliado ao aumento de 1,8% na área total semeada em relação ao ciclo anterior, reforça as perspectivas positivas para a produção.

A área semeada está estimada em 81,4 milhões de hectares, consolidando o crescimento em comparação com a temporada 2023/24.

As estimativas da Conab indicam que a soja, principal commodity brasileira, deve atingir uma produção recorde de 166,33 milhões de toneladas, representando um aumento de 13% em relação à safra anterior. Na última temporada, condições climáticas adversas resultaram em uma quebra de safra, cenário que deve ser revertido neste ciclo.

A produção de milho para a safra 2024/25 está estimada em 119,6 milhões de toneladas, um crescimento de 3,3% em relação à temporada anterior, segundo a Conab.

Para a primeira safra, espera-se uma redução de 6,4% na área semeada, enquanto a produtividade média deve registrar alta de 4,8%, alcançando 6.062 quilos por hectare.

As condições climáticas, com precipitações frequentes intercaladas com períodos de sol, favoreceram o desenvolvimento da cultura nas principais regiões produtoras, com projeção de uma colheita de 22,53 milhões de toneladas. Já os plantios da segunda e terceira safras estão programados para começar neste mês e em abril, respectivamente.

Produção de arroz e feijão do Brasil

Principal alimento na mesa dos brasileiros, o arroz deve ter um incremento de 13,2% na sua produção, diz a Conab, atingindo 11,99 milhões de toneladas. Segundo o orgão, o aumento na área plantada de 8,5%, para 1,75 milhao de hectares e a recuperação da produtividade média devem elevar a produção do grão no país.

O feijão, parceiro do arroz no prato dos brasileiros, deve atingir uma produção de 3,4 milhões de toneladas, um crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior. Essa será a segunda maior safra dos últimos 15 anos, ficando atrás apenas da temporada 2013/14.

A produção do algodão é estimada em 3,7 milhões de toneladas, segundo a Conab. Já a área semeada deve crescer 3,2% em relação à última safra, alcançando 2 milhões de hectares.

Acompanhe tudo sobre:ConabSafra 2024/25SojaAgronegócioAgriculturaLa NiñaFeijão

Mais de EXAME Agro

Exportações de carne brasileira para os EUA quintuplicam após tarifas de Trump

China busca produtos agrícolas da Argentina para substituir importados dos EUA

Com reflexo da supersafra, lucro da 3tentos cresce 23% no primeiro trimestre de 2025

Trump anuncia acordo comercial com o Reino Unido para ampliar mercado de produtos agrícolas dos EUA