EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Clima seco eleva cotação de soja e milho no Brasil

Preocupação com safra de grãos aumenta devido a condições climáticas desfavoráveis no Brasil e Argentina; preços atingem maior patamar dos últimos meses

Colheita de soja: clima quente e seco eleva cotação de grãos (Wenderson Araujo/CNA/Divulgação)

Colheita de soja: clima quente e seco eleva cotação de grãos (Wenderson Araujo/CNA/Divulgação)

B

Bloomberg

Publicado em 27 de dezembro de 2021 às 12h59.

Última atualização em 27 de dezembro de 2021 às 13h04.

Os futuros da soja avançaram para a maior cotação em mais de quatro meses, enquanto o milho subiu para o nível mais alto desde o início de julho em meio ao clima quente e seco em regiões da América do Sul, o que aumenta a preocupação com o cenário para as safras.

A soja tem a nona sessão seguida de ganhos, o período mais longo de valorização desde abril. As regiões sul do Brasil e da Argentina permanecerão com clima seco e quente nas próximas semanas, causando “muito estresse” nas plantas dessas áreas, disse Donald Keeney, meteorologista sênior da Maxar, em e-mail na semana passada.

Analistas preveem que o Brasil, maior produtor de soja, terá safra recorde no início de 2022, embora a expansão das condições áridas possa reduzir a produção. Meteorologistas na Argentina também alertam sobre uma estiagem iminente, e o fenômeno climático La Niña deve causar seca em muitas áreas de cultivo.

Na China, o presidente Xi Jinping reiterou a necessidade de garantir a segurança de grãos e o fornecimento de produtos agrícolas em reunião antes da Conferência Central de Trabalho Rural, realizada em 25 e 26 de dezembro, de acordo com a estatal China Central Television. Xi pediu proteção às terras agrícolas e expansão do plantio de soja e oleaginosas. A China é a maior importadora mundial de soja e milho.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaBrasilExame-AgroMilhoSoja

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25