EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313
GOV. MT 500X313
Logo Engie preto
btgpactual-advisors_fc7f32

Cadastro de rebanho: Paraná amplia prazo para procedimento; veja data

Produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas, além de ficarem impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 24 de junho de 2024 às 16h53.

Última atualização em 24 de junho de 2024 às 16h58.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou nesta segunda-feira, 24, que os produtores rurais têm até o próximo domingo, 30, para atualizar seus rebanhos. A campanha, que é obrigatória para todos os detentores de animais de produção de qualquer espécie, começou no dia 1º de maio. Segundo o relatório parcial da Adapar, 71,3% das explorações pecuárias já foram atualizadas.

A partir da próxima segunda-feira, 1º, os produtores que não realizarem a atualização estarão sujeitos a penalidades previstas na legislação, incluindo multas.

Além disso, aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para a movimentação de animais entre propriedades e para o abate em frigoríficos.

A atualização deve abranger todas as espécies animais existentes na propriedade, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.

Como realizar o cadastro de rebanho

Os produtores rurais do Paraná têm a opção de utilizar o aplicativo Paraná Agro, acessar o site da Adapar, ou realizar a atualização presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais, ou rscritórios de atendimento de seus municípios.

Para efetuar a comprovação, é necessário que o produtor tenha o CPF cadastrado. Caso seja preciso corrigir informações no cadastro inicial, como e-mail ou outros dados, o contato deve ser feito pelo telefone (41) 3200-5007.

Acompanhe tudo sobre:BoisAgropecuáriaMinistério da Agricultura e Pecuáriapecuária

Mais de EXAME Agro

Após renúncia de executivos, Agrogalaxy entra com pedido de recuperação judicial

Broto, do BB, anuncia Evaldo Gonçalo como novo CEO

JBS vai produzir biogás com empresa dos EUA

O boom dos mirtilos no Peru: uma revolução agrícola que transformou o mercado global