EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313
GOV. MT 500X313
Logo Engie preto
btgpactual-advisors_fc7f32

Brasil bate recorde de cervejarias; São Paulo lidera ranking

Estado tem 340 cervejarias artesanais, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo um estudo do Ministério da Agricultura; mercado cresce mais de 10% entre 2020 e 2021

USA, California (Getty Images/Getty Images)

USA, California (Getty Images/Getty Images)

CA

Carla Aranha

Publicado em 6 de setembro de 2022 às 13h39.

Última atualização em 6 de setembro de 2022 às 14h15.

O mercado de cervejas continua em expansão no país. No ano passado, o setor contava com 1.549 cervejarias, 12% mais do que em 2020, segundo um estudo do Ministério da Agricultura. O Anuário da Cerveja 2021 aponta que foram registradas 200 novas fábricas de cerveja no ano passado, o que representa a criação de 166 empresas no segmento. “O mercado cervejeiro vem evoluindo e demonstrando resiliência a crises internas e externas", diz Glauco Bertolo, diretor do departamento de inspeção de produtos de origem vegetal do Ministério da Agricultura.

A maior parte das cervejarias se localiza nas regiões Sul e Sudeste, que somam 1.329 estabelecimentos. O estado de São Paulo lidera o ranking, com 340 cervejarias, seguido pelo Rio Grande do Sul (285) e Santa Catarina (195). Alguns estados, no entanto, surpreendem. É o caso de Rondônia, em que o número de produtores de cervejas cresceu 200% no ano passado. No Acre, o aumento foi de 100%, seguido pelo Piauí (66,7%).

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

O número de municípios com pelo menos uma cervejaria também aumentou, passando de 609 em 2020 para 672 em 2021. São Paulo se destaca como a unidade da Federação com o maior número de municípios que apresentam pelo menos uma cervejaria. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 38% das cidades com ao menos uma produção local de cerveja.

Em relação à densidade de cervejarias por habitante, Santa Catarina ocupa a liderança, com um estabelecimento para cada 37.633 habitantes. Em todo o país, há uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes.

São Paulo é a unidade federativa com maior número de produtos registrados (10.104). O Rio Grande do Sul fica em segundo lugar (5.363), seguido por Minas Gerais (5.184). O município de Várzea Paulista, no interior de São Paulo, tem a marca recorde de 622 produtos registrados em uma única cervejaria.

Quanto à exportação de cerveja, houve um aumento de 66.687.006 quilos em comparação a 2020. Ao todo, as cervejas brasileiras chegaram em 71 países, o que proporcionou um faturamento de US$ 131,5 milhões. Os principais destinos são países da América do Sul, que respondem por 99% das vendas externas. O Paraguai ocupa o topo do ranking, seguido pela Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. Quanto à importação, os produtos são provenientes de 27 países, com destaque para os Estados Unidos.

Notícias exclusivas de agro e o que movimenta o mercado

Você já conhece a newsletter semanal EXAME Agro? Você assina e recebe na sua caixa de e-mail as principais notícias sobre o agronegócio, assim como reportagens especiais sobre os desafios do setor e histórias dos empreendedores que fazem a diferença no campo.

Toda sexta-feira, você também tem acesso a notícias exclusivas, o que move o mercado e artigos de especialistas.

Série de vídeo EXAME Agro

Assista também à série de vídeo EXAME Agro, sobre os grandes empresários do agro, novas práticas de sustentabilidade, inovação e avanços tecnológicos no campo, gravadas no Brasil e no exterior. Quinzenalmente, um novo vídeo é publicado no canal da EXAME no YouTube.

Veja também:

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioCervejasExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Governo paulista deve dobrar compras públicas em 2025 para expandir agricultura familiar no estado

China quebra recorde de produção com nova variedade cereal

Dos Fiagros aos insumos: o que o pedido de RJ da Agrogalaxy pode representar para o agro

Como a agricultura regenerativa pode ajudar na descarbonização do planeta