EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Bayer investe US$ 45 mi em startup que busca reduzir uso de fertilizantes

A Sound Agriculture, com sede em Emeryville, na Califórnia, desenvolveu uma alternativa ao fertilizante sintético para o milho e a soja

Empresas: as ações da Bayer caíram 2,26%, para 61,93 euros (65,38 dólares) na Bolsa de Frankfurt no final da sessão. (Sean Gallup/Getty Images)

Empresas: as ações da Bayer caíram 2,26%, para 61,93 euros (65,38 dólares) na Bolsa de Frankfurt no final da sessão. (Sean Gallup/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 21 de agosto de 2021 às 18h30.

Última atualização em 23 de agosto de 2021 às 10h16.

Por Elizabeth Elkin, da Bloomberg

A Bayer e outros investidores vão destinar US$ 45 milhões para uma startup agrícola segundo a qual seus produtos podem reduzir o uso global de fertilizantes nitrogenados em 30%, o equivalente a remover 200 milhões de carros das estradas.

A Sound Agriculture, com sede em Emeryville, na Califórnia, desenvolveu uma alternativa ao fertilizante sintético para o milho e a soja que dá às plantas acesso a mais nitrogênio e fósforo do solo, bem como uma técnica de cultivo que acelera o desenvolvimento da planta, disse a Bayer em comunicado por e-mail.

Ativistas do clima há anos pressionam para reduzir o uso de fertilizantes ou alterar a forma como são produzidos. Resíduos das plantações podem penetrar em rios e riachos e causar problemas como zonas mortas costeiras, enquanto o nitrogênio não absorvido pelas culturas emite um gás que retém calor 300 vezes mais potente do que o dióxido de carbono, segundo o Fundo de Defesa Ambiental.

A plataforma da Sound Agriculture aumenta a produção de milho em uma média de 7,5 bushels por acre e permite que agricultores reduzam a aplicação de fertilizantes nitrogenados em até 22,7 quilos por acre, disse a Bayer. Sua tecnologia de cultivo acelera o desenvolvimento de características das plantas sem o uso de organismos geneticamente modificados.

“Estamos focados no desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas na ciência da biotecnologia para fornecer respostas de longo prazo aos desafios atuais de produção de alimentos”, disse Jürgen Eckhardt, responsável pela Leaps by Bayer, braço de investimentos da Bayer, em comunicado.

Outros investidores da rodada de financiamento incluem a Northpond Ventures e investidores anteriores, como a Cavallo Ventures, unidade de investimentos da Syngenta, Fall Line Capital, e S2G Ventures, segundo o comunicado.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:BayerExame-AgroEXAME-no-InstagramFertilizantesStartups

Mais de EXAME Agro

'Devemos tratá-los como nos tratam', diz governador do MT após decisão do Carrefour

Depois do Carrefour, mais um grupo varejista francês anuncia boicote à carne do Mercosul

Safra recorde deve impulsionar crescimento de 7,6% no valor da produção agropecuária em 2024/2025

Economia forte e menos poluição: como os brasileiros veem lei que impulsiona biocombustíveis no país