EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Após suspensão de exportação, produtores de carne fazem greve na Argentina

Mais cedo, o governo da Argentina suspendeu as exportações de carne bovina durante 30 dias para tentar frear o aumento dos preços

Argentina suspende exportação de carne por 30 dias (Hispanolistic/Getty Images)

Argentina suspende exportação de carne por 30 dias (Hispanolistic/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 18 de maio de 2021 às 12h16.

Última atualização em 18 de maio de 2021 às 22h36.

Os produtores de carne argentinos anunciaram nesta terça-feira, 18, uma interrupção da comercialização de seus produtos por uma semana, em resposta à decisão do governo do presidente Alberto Fernández de suspender as exportações de carne bovina durante 30 dias para tentar frear o aumento dos preços.

A Comissão de Enlace das Entidades Agropecuárias, que reúne as associações que representam produtores e empresários do setor, rejeitou de maneira categórica a medida adotada na noite de segunda-feira, 17, pelo governo.

Em um comunicado, a associação anunciou "a interrupção da comercialização de todas as categorias de gado a partir de zero hora de quinta-feira 20 de maio até as 24 horas de sexta-feira 28 de maio".

Fernández justificou nesta terça-feira a decisão. "O tema da carne saiu de controle. O preço sobe mês a mês sem justificativa. Temos de colocar ordem".

"Nós não podemos ver os preços aumentando sem nenhuma justificativa, ou seja, sobe o preço da carne e cai o consumo de carne", declarou o presidente à Rádio 10.

A Argentina é o quarto maior exportador mundial de carne bovina, atrás de Brasil, Austrália e Índia.

O governo tomou a decisão de interromper as exportações como medida para tentar conter o forte impacto da alta dos preços dos alimentos no índice de inflação da Argentina, um dos mais elevados do mundo, que acumula alta de 17,6% nos quatro primeiros meses do ano, de acordo com o instituto de estatísticas Indec.

O podcast SuperAgro vai ao ar todas as quartas-feiras com os principais desafios e oportunidades do agronegócio, com apresentação de Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou ouça em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaCarnes e derivadosExportaçõesGreves

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25