EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Alckmin cria grupos para revisar plano e criar centro de excelência de fertilizantes

O primeiro grupo terá 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para fazer uma proposta de revisão do Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050

Alckmin: ministro criou um grupo de trabalho para revisar o Plano Nacional de Fertilizantes. (Diogo Zacarias/ Palácio do Planalto/Flickr)

Alckmin: ministro criou um grupo de trabalho para revisar o Plano Nacional de Fertilizantes. (Diogo Zacarias/ Palácio do Planalto/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 7 de agosto de 2023 às 12h11.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, criou um grupo de trabalho para revisar o Plano Nacional de Fertilizantes e um outro para elaborar proposta de criação e monitoramento da implantação do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas.

As portarias que criam as duas equipes estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 7, e são assinadas pelo Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), que é presidido por Alckmin.

Os dois grupos foram anunciados em junho na primeira reunião do Conselho, conforme apurou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na ocasião.

O primeiro grupo formalizado nesta segunda-feira terá 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para fazer uma proposta de revisão do Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050, cujo objetivo é reduzir a dependência externa do Brasil nessa área. Hoje, 85% dos fertilizantes usados nas plantações brasileiras são importados.

"A redução, ao menos parcial, dessa dependência externa é um dos objetivos da Política Nacional de Fertilizantes que passa a ser atualizada a partir de agora", disse o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, em junho.

O segundo grupo de trabalho também terá 90 dias de trabalho, mas nesse caso, a tarefa principal é entregar ao ministro uma proposta de modelo de governança para o funcionamento do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Cefenp) e de infraestrutura física, recursos humanos, fontes públicas e/ou privadas de recursos financeiros, associada à uma proposta de captação e gestão para criação do novo centro.

A intenção do governo, segundo já informou o MDIC, é anunciar uma Política Nacional para a Indústria e a Política Nacional de Fertilizantes até novembro.

Acompanhe tudo sobre:Geraldo Alckmin

Mais de EXAME Agro

Lula critica boicote francês à carne brasileira e diz que acordo UE-Mercosul será assinado neste ano

Governo apoia PL que garante reciprocidade nas relações comerciais do agronegócio brasileiro

Governo diz que 'se manterá vigilante na defesa da imagem do país' após boicote do Carrefour