EXAME Agro

Agricultura confirma mais um caso de gripe aviária em ave silvestre; total sobe para 120

De acordo com a pasta, há outras cinco investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo

Gripe aviária: Governo Federal já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional meses atrás (Sebastien Salom-Gomis/Getty Images)

Gripe aviária: Governo Federal já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional meses atrás (Sebastien Salom-Gomis/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 7 de outubro de 2023 às 20h32.

O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial às 19h, que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil.

No total, há 117 casos da doença em aves silvestres no País e três focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 120.

De acordo com a pasta, há outras cinco investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo. Dentre os casos em análise, há um ganso de criação de fundo de quintal em Santa Rosa de Lima (SE).

As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de EXAME Agro

Banheiro, quintal produtivo e R$ 300 milhões: a aposta do Banco do Nordeste na safra 25/26

Brasil atinge receita recorde de US$ 14,7 bilhões com exportação de café na safra 2024/25

Preços da carne moída nos EUA sobem 10% no 1º semestre e devem aumentar — mais — com tarifa de Trump

Pêssegos mais caros? Trump impõe tarifa de 30% e agricultores gregos enfrentam crise