Negócios

Quando a IA será capaz de sentir emoções humanas?

Laura Pancini

22 de abril de 2025 às 21:18

AdobeStock/

A inteligência artificial já realiza feitos impressionantes, como vencer campeões de xadrez e simular emoções. Porém, surge a dúvida: será que a IA algum dia será capaz de sentir emoções como os seres humanos?

Monking/Divulgação

Michael Kosinski, professor de Stanford, levanta essa questão. Ele desafia a visão tradicional, lembrando que previsões anteriores subestimaram a capacidade das máquinas ao longo dos anos.

Jason Mendez/Getty Images

Kosinski cita o exemplo de Garry Kasparov, que em 1989 acreditava nunca ser derrotado por uma máquina no xadrez. Hoje, sabemos que a IA o superou e se destacou em muitas outras áreas, como na tomada de decisões.

Valerii Apetroaiei/Getty Images

Para o professor, a grande questão não é mais se as máquinas podem imitar a inteligência humana, mas até onde elas podem simular comportamentos e sentimentos humanos com precisão. A IA já consegue modelar emoções como empatia, tristeza e raiva.

iStock/Reprodução

No entanto, Kosinski ressalta que a IA não "sente" essas emoções, mas as simula com grande eficiência. Ele acredita que a IA será capaz de melhorar sua capacidade de tomar decisões mais complexas, criando interações mais empáticas e eficazes.

A IA será capaz de sentir emoções? Este professor de Stanford parece ter a resposta