23 de julho de 2025 às 11:23
As grandes companhias aéreas americanas estão cobrando mais caro de passageiros que viajam sozinhos, especialmente em voos curtos durante a semana. A nova estratégia de preços foi revelada por uma análise da revista The Economist.
Empresas como American Airlines e United adotaram um modelo em que o valor por pessoa em reservas individuais é maior do que quando duas passagens são compradas juntas. A American Airlines adotou a tática de forma mais agressiva, com 57% das rotas mais caras para passageiros solo
Na United, o aumento foi de 8%. Já a Delta recuou após críticas e passou a cobrar sempre o dobro do preço de um único viajante quando duas passagens são adquiridas juntas.
O valor das passagens pode variar bastante. Um voo de Greenville para Charlotte, com retorno na sexta-feira, custava US$ 811 para um passageiro e US$ 565 para dois, com preços mais baixos no sábado.
A tática, chamada “fare fencing”, visa captar viajantes corporativos que voam sozinhos durante a semana e estão dispostos a pagar mais. No entanto, a repercussão do caso levou a Delta e United a nivelarem os preços para cima.