Negócios

Em 17 anos, dois irmãos gaúchos compraram 2 mil caminhões e hoje faturam R$ 720 milhões

Daniel Giussani

26 de abril de 2025 às 13:45

Paulo Whitaker/Reuters

O setor de logística é conhecido por margens apertadas, competição acirrada e pouca diferenciação. Mais do que isso: é extremamente pulverizado. A maior do setor tem cerca de 1% do mercado.

null/

Ainda assim, uma empresa gaúcha conseguiu construir uma história fora da curva. A Reiter Log, nascida em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, fechou 2024 com receita de 721 milhões de reais.

Tem também uma carteira de clientes que inclui gigantes como Unilever, L’Oréal, Suzano, Nestlé e Nívea. A frota própria já passa de 1.900 caminhões e a empresa conta com 2.265 funcionários.

O que tornou isso possível foi a estratégia de transformar sustentabilidade em diferencial competitivo.

Divulgação/

Com mais de 1.900 veículos em operação, dos quais 290 são movidos a gás, além de elétricos no perfil leve e pesado, a Reiter Log construiu a maior frota sustentável do país.

null/

“O transporte é responsável por 25% das emissões globais de gás carbônico. A gente escolheu não esperar o mercado se mover, decidimos liderar”, afirma Vanessa Pilz, diretora de negócios e ESG da companhia.

Nos últimos doze meses, a empresa adicionou 5 milhões de reais mensais ao faturamento por meio de novos contratos — muitos deles motivados justamente pelo apelo ambiental.

LEIA MAIS