Mundo

Trump proíbe Harvard de receber estudantes estrangeiros

Da Redação

22 de maio de 2025 às 18:14

PGiam/Getty Images

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos revogou nesta quinta-feira, 22, a certificação do programa de intercâmbio de estudantes da Universidade Harvard — que bloqueia imediatamente a possibilidade de a instituição matricular alunos internacionais.

gabrielaer/Getty Images

A ação impacta diretamente o Student and Exchange Visitor Program (SEVP), mecanismo usado por universidades americanas para registrar e garantir o visto de estudo para estrangeiros.

Freepik/

Sem essa certificação, Harvard não pode emitir os documentos necessários para a solicitação de visto estudantil, o que afeta milhares de alunos ao redor do mundo.

Roberto Schmidt/AFP

Em abril, o governo congelou US$ 2,2 bilhões em bolsas federais para Harvard, momentos após a universidade rejeitar as exigências de Trump para que eliminasse programas de diversidade, equidade e inclusão e avaliasse estudantes internacionais com base em preocupações ideológicas.

Giuseppe Cacace/AFP

Pouco mais de uma hora após a publicação de reportagem sobre o tema, um juiz da Califórnia impediu o governo Trump de encerrar o status legal de estudantes internacionais em todo o país, enquanto um processo judicial contestando rescisões anteriores está pendente.

Leia mais