26 de junho de 2025 às 11:45
O caviar, conhecido como um dos alimentos mais luxuosos, refere-se especificamente às ovas de esturjão, originárias do Mar Cáspio e Mar Negro. Sua produção envolve técnicas rigorosas e é altamente valorizada pela sua textura delicada e frescor.
Embora o caviar seja o padrão-ouro, outras ovas também têm destaque, como o ikura, do salmão, que é usado em sushis. O tobiko, de peixe-voador, é menor e crocante, frequentemente encontrado em rolls modernos.
O Japão é um grande consumidor de ovas, com pratos que incluem ikura, tobiko e mentaiko. Já na culinária mediterrânea, a bottarga, feita com ovas de tainha ou atum, é apreciada em massas e como petisco.
O Brasil se destaca com a bottarga de tainha, conhecida como “caviar brasileiro”. Produzida principalmente em Santa Catarina, tem se tornado popular em restaurantes renomados, com seu sabor intenso e marcante.
O valor do caviar é elevado devido à escassez de esturjões e o tempo necessário para sua maturação. As ovas de esturjão raras, como o Almas, podem alcançar preços altíssimos, devido à sua exclusividade e demanda.