Brasil

Tsunamis ou terremotos podem atingir o Brasil? Entenda

Estela Marconi

31 de julho de 2025 às 18:18

EUGENE TANNER / Colaborador/Getty Images

Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu o extremo leste da Rússia nesta quarta-feira, 30, e causou alertas de tsunami em diversos países do Pacífico.

O fenômeno, no entanto, reascendeu uma dúvida: por que o Brasil, ao contrário do Chile, Colômbia ou Japão, não enfrenta terremotos ou tsunamis de grande porte?

Horacio Villalobos/Getty Images

A resposta está na geografia tectônica do país. Segundo o Centro de Sismologia da USP, o território brasileiro está localizado praticamente no centro da Placa Sul-Americana, distante das zonas de contato entre placas - locais onde ocorre a maior parte dos grandes terremotos.

A aspa é de Marcelo Assumpção, professor da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Geofísica pela Universidade de Edimburgo, em uma reportagem da National Geographic.

null/

“Os terremotos mais fortes ocorrem nas bordas das placas tectônicas. O Chile está ao longo do limite entre a placa oceânica de Nazca (parte do fundo oceânico do Pacífico) e a placa da América do Sul. Já o Brasil está no meio da placa Sul-Americana, longe das suas bordas”

LEIA MAIS