Brasil

Transporte público no Rio: BRT pode virar VLT. Entenda

Agência o Globo

5 de agosto de 2025 às 14:54

Tomaz Silva/Agência Brasil

O prefeito Eduardo Paes apresentou aos vereadores aliados, nesta segunda-feira, no Palácio da Cidade, os principais projetos de lei do Executivo que pretende ver aprovados na Câmara Municipal do Rio no segundo semestre de 2025.

Divulgação/

No pacote de propostas, uma das mais importantes prevê a transformação dos corredores BRT Transoeste e Transcarioca por linhas VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Bildagentur-online/Universal Images Group/Getty Images

A proposta já está sendo elaborada para envio à Câmara, mas os valores do investimento ainda não foram divulgados. Segundo o prefeito, 85 composições vão atender a linha que cruza a Zona Oeste, enquanto 75 atenderão a da Zona Norte.

Mario Tama/Getty Images

Além disso, Paes ainda falou sobre outros projetos importantes, como as obras no Rio Acari e de urbanização na Rocinha e no Complexo do Alemão, que prevê a aprovação de um financiamento de R$ 882,8 milhões da Caixa Econômica Federal.

Divulgação/Divulgação

Outra proposta citada é a mudança nas faixas da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), alegando que a Light não vem repassando o equivalente ao arrecadado nos 30 ou 31 dias do mês.

./

Entre os vereadores da base, a avaliação é de que o detalhamento técnico e financeiro dos projetos — especialmente o do VLT — deva atrair debates mais aprofundados nas comissões. Segundo o governo, o reajuste será absorvido pela Light, responsável pela arrecadação.

Leia mais: