Brasil

Tarifa social em SP reduz em até 75% contas de água para famílias carentes; veja quem tem direito

André Martins

23 de julho de 2025 às 19:38

null/

A Tarifa Social Paulista, que dá desconto na conta de água e esgoto para famílias que vivem em áreas mais pobres dos municípios em que a Sabesp presta serviço, entra em vigor a partir desta quarta-feira, 23.

Segundo o governo, 748 mil novas famílias passaram a contar com desconto. No total, serão 2,2 milhões de pessoas beneficiadas pelo programa.

Saúde/

O desconto será retroativo a junho. Com isso, na próxima fatura os beneficiados poderão verificar a redução na conta de água.

/Getty Images

Os descontos variam entre 78% e 50% a depender da categoria que as famílias serão enquadradas.

Para garantir a ampliação da tarifa diferenciada, o Fundo de Apoio à Universalização (Fausp) será utilizado. A estimativa é de R$ 1 bilhão de investimentos. Segundo o governo, serão três categorias da Tarifa Social Paulista:

Vulnerável garante 78% de desconto para famílias cadastradas no CadÚnico com renda per capita de até um quarto do salário mínimo. 

Social I prevê 72% de desconto, 22% acima da regra federal, para famílias com renda per capita de meio salário mínimo cadastradas no CadÚnico

Social II prevê  50% de desconto aplicável ao consumo de até 15 metros cúbicos, por 24 meses contados da ligação, para famílias que residem em núcleos urbanos informais passíveis de regularização. 

Leia mais