27 de junho de 2025 às 16:11
A mais de 15 meses das eleições de 2026, uma pesquisa do instituto Futura Inteligência mostra que, se o pleito fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em um eventual segundo turno.
A diferença é de 11,6 pontos percentuais. Os dados mostram que o petista teria 34,9% ante 46,5% de Tarcísio. O percentual de pessoas que votariam branco ou nulo é de 15,8%, enquanto os indecisos somam 2,8%.
Na comparação com o levantamento de maio, o governador de São Paulo cresceu 5,4 pontos percentuais, enquanto Lula teve queda de 6,1 pontos.
Essa é a primeira vez, desde julho de 2023, que o chefe do Executivo paulista aparece à frente com um percentual acima da margem de erro. Nas últimas três pesquisas, Tarcísio apareceu numericamente à frente de Lula, mas em empate técnico.
No cenário de primeiro turno, em que os dois nomes estão na disputa com o ex-governador Ciro Gomes, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Lula aparece com 28,2% ante 26,3% de Tarcísio.
Tarcísio está em um patamar parecido com o de Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em cenários de segundo turno contra Lula. Bolsonaro tem 50% ante 37,4% do petista, uma diferença de 12,6 pontos, enquanto a ex-primeira-dama aparece com 48,4%
Tarcísio é cotado como um dos nomes da direita para disputar as eleições do próximo ano. O governador já negou em mais de uma oportunidade que será candidato à Presidência da República e garante que disputará a reeleição em São Paulo.