Brasil

O que o governo Lula falou sobre os ataques dos EUA ao Irã?

André Martins

23 de junho de 2025 às 21:52

Ricardo Stuckert / PR/Flickr

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou “com veemência” neste domingo, 22, os ataques realizados pelos Estados Unidos a três instalações nucleares do Irã. A declaração foi feita por meio de nota oficial do Ministério das Relações Exterior

Segundo o comunicado, o Brasil expressa “grave preocupação” com a escalada militar no Oriente Médio e condena, no mesmo contexto, ataques conduzidos por Israel e, mais recentemente, pelos Estados Unidos.

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Para o governo brasileiro, a ação configura violação da soberania do Irã e do direito internacional. O Itamaraty classificou a ofensiva como uma “flagrante transgressão” à Carta das Nações Unidas e às normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O governo reiterou sua posição histórica em defesa do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos e declarou rejeitar “com firmeza” qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em zonas de instabilidade como o Oriente Médio.

Maxar Technologies/AFP

O Itamaraty também alertou para as “consequências negativas irreversíveis” da atual escalada militar sobre a paz regional e o regime global de não proliferação e desarmamento nuclear.

No sábado, 21, os Estados Unidos realizaram um grande ataque contra três instalações nucleares do Irã. O país revidou com o lançamento de mísseis contra instalações militares dos Estados Unidos no Oriente Médio

Leia mais