31 de julho de 2025 às 17:44
Em meio ao tarifaço americano contra o Brasil, o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50,3% dos brasileiros e reprovado por 49,7%, segundo a pesquisa Latam Pulse, do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira, 31
Essa é a primeira vez desde novembro de 2024 que a aprovação supera numericamente a desaprovação. A pesquisa reforça a tendência vista no levantamento de junho, quando a desaprovação caiu e a aprovação subiu.
O movimento se repetiu, com variação negativa da reprovação de 0,6 ponto percentual, dentro da margem de erro. A aprovação teve uma leve oscilação positiva de 0,5 ponto.
O petista vê sua popularidade aumentar no momento em que o governo brasileiro reage à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente Donald Trump e às sanções com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
O discurso de defesa da soberania nacional tem encontrado eco com a população, principalmente nas redes sociais.
Como mostrou a EXAME, o momento de enfrentamento tem animado Lula para as eleições do próximo ano. Além das respostas aos americanos, o governo tem três programas já anunciados pelo presidente, mas que ainda não foram formalizados.
O programa Gás para Todos, com ideia de beneficiar 17 milhões de famílias de baixa renda, medida para compra de carros e motocicletas para trabalhadores de aplicativos, além de oferecer uma linha de crédito para que as famílias façam pequenas reformas nos seus domicílios.