Brasil

Governo gastará R$ 40 BILHÕES salvando produtos que Trump não quer

Agência o Globo

27 de agosto de 2025 às 13:53

Paulo Amorim/Getty Images

O governo federal, com os estados e municípios, agora pode comprar diretamente de produtores brasileiros uma série de alimentos que sofreram impacto devido ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Produtos como açaí, castanha de caju, mel e uva estão incluídos na lista de itens.

Ashraful Arefin photography/Getty Images

A aquisição dos alimentos será destinada a escolas públicas e à formação de estoques, com a possibilidade de incluir mais produtos no futuro. Para participar, os produtores devem comprovar que foram afetados pelas tarifas de exportação com uma Declaração de Perda (DP).

Rajaram R / Stock Xchng/

A portaria, estabelecida pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, visa minimizar os danos causados pela tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump.

Dercílio / Saúde/

O governo também anunciou um pacote de crédito emergencial de até R$ 40 bilhões para apoiar empresas prejudicadas pela perda de mercados internacionais.

Marco Simonini/REDA&CO/UIG/Getty Images

O vice-presidente Geraldo Alckmin solicitou ao Congresso Nacional celeridade na votação de propostas relacionadas ao comércio exterior, incluindo novos projetos de crédito, isenções e acordos internacionais.