Brasil

Estelionato, o famoso 171, é o crime que mais cresce no Brasil — e desafia a segurança pública

Da redação, com agências

24 de julho de 2025 às 17:47

Kulpreya Chaichatpornsuk/Getty Images

O Brasil registrou mais de 2,1 milhões de casos de estelionato em 2024, uma média de mais de 4 casos por minuto, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, 24.

O aumento desde 2018 é de 400%, e indica migração dos crimes da esfera física para o mundo digital, um fenômeno que preocupa especialistas em segurança

AntonioGuillem/Getty Images

Em contrapartida, os roubos e furtos de celulares diminuíram no país, o que reforça a ideia de que o crime virtual está substituindo os tradicionais delitos patrimoniais.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os estelionatos digitais, como os golpes bancários e os praticados por meio de aplicativos de relacionamento, já representam cerca de 12% de todos os estelionatos registrados no Brasil.

null/

No entanto, o número pode estar subnotificado devido à inclusão desse tipo penal apenas em 2021 e à falta de registros detalhados em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Essa nova modalidade de crime é mais difícil de rastrear, mas seu impacto é claro: criminosos estão cada vez mais sofisticados na aplicação de golpes online.

LEIA MAIS