Brasil

Enem atrai inscritos que abandonaram escola ao voltar a garantir diploma de ensino médio

Agência o Globo

19 de agosto de 2025 às 17:14

Agência Brasil/

O Enem 2025 voltou a atrair candidatos com mais de 18 anos que não terminaram a educação básica. Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) decidiu retomar a certificação do ensino médio pela prova e, com isso, esse grupo teve um crescimento de mais de 200%.

null/

Dados do Painel Enem 2025, com informações oficiais da prova, mostram que mais de 81 mil inscritos neste ano não estão matriculados na escola nem contam com diploma de ensino médio. Em 2024, eram apenas 24 mil.

Rafael Henrique/SOPA/Getty Images

Esse é o principal grupo interessado em conseguir um diploma de ensino médio pela prova do Enem. Para isso, é preciso tirar pelo menos 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e 500 na Redação.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

No total, 98 mil pessoas indicaram ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela prova do Enem, que estão se inscrevendo no exame para conseguir um diploma.

Jaime Souzza / Instituto Ayrton Senna/

Esse número de 98 mil é bem inferior ao que foi registrado na última vez que o Enem garantiu o diploma do ensino médio, em 2016. Naquele momento, um milhão de pessoas informaram ao Inep que tentariam a certificação de educação básica.

Enem atrai inscritos que abandonaram escola ao voltar a garantir diploma de ensino médio