3 de julho de 2025 às 05:43
Ter o CPF negativado, popularmente conhecido como 'nome sujo', pode gerar obstáculos na vida financeira de muitas pessoas, dificultando o acesso a crédito, financiamentos e alguns serviços.
Segundo dados do Mapa da Inadimplência da Serasa, em novembro de 2024, o Brasil registrava 73,79 milhões de pessoas endividadas.
Por outro lado, um levantamento inédito da Serasa, feito em fevereiro de 2025, aponta que 57 milhões desses inadimplentes sequer sabem que possuem dívidas.
Isso significa que milhões de pessoas poderiam aproveitar boas oportunidades de renegociação oferecidas nos feirões da Serasa Limpa Nome, mas, por não consultarem seus CPFs, acabam perdendo essa chance.
Para saber se seu nome está sujo é necessário acessar o site do Serasa, faça login ou cadastro e procurar a opção para consultar dívidas.
Após seguir esses passos, você poderá visualizar todas as pendências registradas em seu nome. Se houver negativação, a própria plataforma oferece opções de renegociação pelo Serasa Limpa Nome.