8 de abril de 2025 às 17:54
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta terça-feira, 8, o pedido de expansão de operação da Starlink, empresa de Elon Musk, no Brasil
A decisão amplia o número de satélites autorizados e as faixas de frequências, mantendo-se o prazo de vigência original, até 2027.
Com a decisão, a Starlink pode adicionar 7,5 mil novos satélites para operar no Brasil. O requerimento foi feito pela empresa em dezembro de 2023. Atualmente, a companhia tem 6,35 mil satélites em operação no país.
Na decisão, o Conselho Diretor emitiu um alerta sobre a necessidade de atualização da regulamentação vigente, especialmente para enfrentar riscos que não são abordados pela legislação atual
O relator da decisão, conselheiro Alexandre Freire, destacou que a mudança visa garantir a "coerência, previsibilidade e legitimidade das deliberações administrativas"
A empresa que provê serviços de internet é um braço da SpaceX, companhia de exploração espacial do bilionário sul-africano, Elon Musk.
A Starlink usa satélites para oferecer serviços de acesso à internet focado em lugares de difícil acesso, por exemplo, áreas rurais e alto-mar.