16 de julho de 2025 às 16:30
O governo federal lançou nesta segunda-feira, 14, o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), com o objetivo de unificar informações sobre dispositivos com registro de roubo, furto ou extravio. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O CNCR integra dados do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi) e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO).
Isso permite que qualquer cidadão consulte, antes da compra, se um celular apresenta algum tipo de restrição, fortalecendo a prevenção à receptação de aparelhos roubados e ampliando o combate à criminalidade.
A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Celular Seguro, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. O sistema exige apenas o número do IMEI (identificação única do aparelho), que pode ser digitado manualmente ou lido por meio do código de barras exibido na tela
Baixe o app Celular Seguro (disponível para Android e iOS)./Na tela inicial, selecione “Celulares com Restrição”./Digite o número do IMEI (composto por 15 números) ou leia o código de barras./Para visualizar o IMEI no celular, digite *#06# no teclado<br /> <br /> Para visualizar o