Tecnologia

Xiaomi lança HyperOS 3 com foco em compatibilidade com Apple e recebe críticas

Xiaomi lança HyperOS 3 com foco na compatibilidade com o ecossistema Apple, mas recebe críticas por design semelhante ao iOS e promete mais opções de personalização

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 3 de setembro de 2025 às 15h32.

Na semana passada, a Xiaomi apresentou oficialmente o HyperOS 3 durante um evento com o tema “Tudo em Harmonia”. O novo sistema operacional chamou atenção pelo slogan “melhor compatibilidade com o ecossistema Apple”, mas também gerou críticas entre os usuários, que apontaram semelhanças entre os ícones do novo sistema e o design do iOS, questionando a perda da “identidade Xiaomi”.

A versão Beta do HyperOS 3 já começou a ser distribuída para oito dispositivos, incluindo a série Xiaomi 15, Redmi K80 Pro, Redmi K80 Ultra e os tablets Xiaomi Pad 7 Pro e 7S Pro.

Contudo, os ícones dos aplicativos Galeria, Configurações e Mensagens foram os mais criticados, com alguns usuários apontando a semelhança excessiva com o iOS.

Por outro lado, houve também aprovação do novo design. Em resposta, a Xiaomi esclareceu que os usuários podem retornar ao visual clássico seguindo o caminho: Configurações > Personalização do Sistema > Ícones > Estilo de Ícone. Além disso, a loja de temas oferece outras opções de ícones, temas e papéis de parede.

Expansão do beta e novos modelos

Quanto à expansão do Beta, a Xiaomi anunciou que a segunda leva de atualizações, prevista até 17 de setembro, incluirá os modelos MIX Flip 2, Redmi K80, Xiaomi Pad 7 Ultra, Xiaomi Pad 7, Redmi K Pad e as TVs Xiaomi S Pro Mini LED 2025. A série Xiaomi 14, Redmi K70 e MIX Flip também devem receber a atualização até o final deste mês.

De acordo com o comunicado oficial de OTA, o HyperOS 3 traz diversas melhorias na experiência do usuário, novos elementos visuais, aplicativos otimizados e recursos como o “Super Xiao AI”. Além disso, a Xiaomi reforçou a integração entre dispositivos e aprimorou a compatibilidade com diferentes versões do Android.

Outro ponto importante do sistema é a interoperabilidade, que conecta o ecossistema “Humano-Carro-Casa” da Xiaomi aos produtos da Apple. Usuários de iPhone, iPad e Mac poderão instalar o “Xiaomi Interconnectivity” para receber notificações, responder mensagens por espelhamento e acessar o smartphone Xiaomi diretamente nas telas de iPad e Mac.

Após o lançamento, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, usou sua conta no Weibo para destacar: “Usuários da Apple, prestem atenção: os smartphones Xiaomi agora são ainda mais compatíveis com o ecossistema da Apple.”

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaXiaomiChina

Mais de Tecnologia

Gigantes chinesas de tecnologia investem bilhões em nuvem para sustentar corrida de IA

Câmara aprova pena mais dura para receptação de celular roubado

Tribunal da União Europeia rejeita contestação e valida acordo de transferência de dados para os EUA

Presidente da China, Xi Jinping, fala em viver até 150 anos. Mas, afinal, é possível?