Tecnologia

Reino Unido conclui que dominância de Apple e Google no mercado de navegadores atrapalha inovação

A CMA disse que uma das maiores preocupações é em relação a políticas da Apple que determinam como os navegadores atuam em dispositivos da companhia

Apple e Google dominam o mercado de navegadores, o que pode atrapalhar a inovação (Jaap Arriens/NurPhoto/Getty Images)

Apple e Google dominam o mercado de navegadores, o que pode atrapalhar a inovação (Jaap Arriens/NurPhoto/Getty Images)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 13 de março de 2025 às 17h16.

A Autoridade de Mercados e Competição (CMA) do Reino Unido concluiu que o mercado de navegadores na região não está "funcionando bem" e que Google e Apple têm tido práticas que estão “retardando a inovação”. O órgão diz ter identificado uma série de recursos no mercado de navegadores que restringem a competição.

"Os problemas que identificamos significam que os consumidores podem estar perdendo novos recursos ao usar navegadores móveis; e as empresas estão limitadas em sua capacidade de alcançar consumidores por meio de aplicativos de navegador", diz em documento de 611 páginas publicado nesta quarta-feira, 12.

A maioria das preocupações identificadas estão relacionadas às políticas da Apple que determinam como os navegadores atuam em dispositivos da companhia. Um dos exemplos que o órgão cita é a imposição da Apple de que navegadores de terceiros utilizem o próprio mecanismo da Apple, WebKit, que determina o que os navegadores móveis concorrentes podem fazer no iOS, sistema operacional da fabricante de iPhones.

O órgão também conta com investigações em andamento sobre a possibilidade de designar Google e Apple como detentores de status estratégico (SMS) na concorrência de mercados digitais,que diz respeito aos serviços de ecossistemas móveis das companhias.

O relatório final recomenda que se Apple e Google entrarem na categoria de SMS, a CMA deve considerar “impor intervenções apropriadas”. Isso pode incluir medidas que propiciem a competição entre navegadores e o poder de escolha dos usuários.

A investigação do CMA, entretanto, não encontrou preocupações relacionadas ao setor de jogos em nuvem. A Apple realizou mudanças significativas em seu setor de jogos ao longo da investigação que a CMA considerou positiva para a competição, informa a autoridade.

Acompanhe tudo sobre:AppleGoogleReino UnidoCompetição

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027