Tecnologia

Novo padrão USB 3.1 reversível já pode entrar em produção

Novo padrão USB Type-C define o formato do cabo e da conexão da tecnologia e foi pensado para uso tanto em dispositivos móveis quanto para aparelhos maiores

USB Type-C: principal vantagem do Type-C é seu design reversível (Divulgação)

USB Type-C: principal vantagem do Type-C é seu design reversível (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 11h26.

São Paulo - As especificações para a próxima geração de conectores USB foram finalizadas pelo USB 3.0 Promoter Group, grupo responsável pela padronização da tecnologia, e já podem entrar em produção.

Chamado de USB Type-C, o formato fora anunciado em dezembro do ano passado como parte da versão 3.1 da tecnologia e revelou seu novo design reversível. E hoje o grupo anunciou a finalização das especificações para a nova tecnologia.

O novo padrão USB Type-C define o formato do cabo e da conexão da tecnologia e foi pensado para uso tanto em dispositivos móveis quanto para aparelhos maiores como computadores.

De tamanho similar às portas Micro USB encontradas na maior parte dos smartphones, a principal vantagem do Type-C é seu design reversível, que lembra bastante o padrão Lightning da Apple.

Com este novo padrão os usuários poderão ignorar a posição do cabo quando forem conectar um dispositivo à nova porta USB — ou seja, é o fim dos cabos de “cabeça para baixo” e o surgimento de cabos com extremidades iguais.

Em termos técnicos, o padrão USB 3.1 promete oferecer largura de banda de até 10 Gbps — o dobro dos 5 Gbps do USB 3.0. Além disso, trará a especificação USB Power Delivery, que permite fornecer até 100 W de energia para recarregar aparelhos.

No entanto, os novos conectores e cabos Type-C não serão compatíveis com os formatos USB existentes e será necessário o uso de adaptadores.

Outros detalhes técnicos devem ser divulgados durante uma conferência para desenvolvedores que ainda será definida pelo USB 3.0 Promoter Group. Mas a transição ainda deve demorar, uma vez que já existem milhões de dispositivos no padrão antigo e tendo em vista também o tempo que levou para a adoção do atual padrão USB 3.0.

 

Acompanhe tudo sobre:GadgetsIndústria eletroeletrônicaINFOUSB

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre