Tecnologia

Ministério da Justiça notifica Facebook por sistema de reconhecimento facial

Rede Social terá dez dias para responder questionamentos feitos pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor

O DPDC teme que o recurso chamado de "Sugestões de Marcação" possa causar um aumento da exposição da imagem dos usuários na rede (Reprodução)

O DPDC teme que o recurso chamado de "Sugestões de Marcação" possa causar um aumento da exposição da imagem dos usuários na rede (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 19h13.

São Paulo - Nesta sexta-feira, o Facebook deve receber uma notificação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, para prestar esclarecimentos sobre o seu sistema de reconhecimento facial, utilizado para identificar as fotos de usuários publicadas no site. O recurso, antes disponível apenas nos Estados Unidos, foi implantado sem aviso em outros países onde a rede social está presente. Tal ação gerou críticas dos usuários à empresa.

De acordo com a assessoria do ministério, os representantes da rede social deverão responder questionário para explicar a natureza da atualização. “O departamento, diante do que foi noticiado pela mídia esta semana, constatou que há indícios de ausência de consentimento dos usuários para a ativação da ferramenta”, apontou o órgão em comunicado oficial. “Há ainda uma possível violação da privacidade e modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social.”

O DPDC teme que o recurso chamado de "Sugestões de Marcação" possa causar um aumento da exposição da imagem dos usuários na rede com a identificação das fotos.

A administração do Facebook chegou a afirmar que errou ao não informar seus usuários sobre a ativação do recurso com antecedência, e que a opção pode ser desativada nas opções de privacidade.

O ministério aponta que a rede social tem dez dias para responder a notificação e explicar se o público brasileiro foi previamente alertado sobre a mudança.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaJustiçaseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC