Tecnologia

Cuidado, a sua TV Samsung pode estar espiando você

A Samsung disse que suas televisões podem transmitir dados a terceiros, tornando-se a mais recente empresa a enfrentar reação sobre obtenção de dados


	Smart TV da Samsung: a maior fabricante de TVs do mundo disse que seus aparelhos com conexão à internet podem coletar conversas privadas
 (Reprodução/Samsung.com)

Smart TV da Samsung: a maior fabricante de TVs do mundo disse que seus aparelhos com conexão à internet podem coletar conversas privadas (Reprodução/Samsung.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2015 às 15h40.

Seul - A Samsung Electronics Co. disse que suas televisões podem transmitir dados de usuários a terceiros, tornando-se a mais recente empresa de tecnologia a enfrentar uma reação negativa sobre como os dados dos seus usuários são obtidos.

A maior fabricante de TVs do mundo disse que seus aparelhos com conexão à internet podem coletar conversas privadas quando os usuários ativam a função de reconhecimento de voz.

Os consumidores podem ligar e desligar a função em qualquer momento, disse a empresa com sede em Suwon, Coreia do Sul, em um comunicado enviado por e-mail.

As práticas de coleta de dados nas TVs da Samsung estão contidas nos contratos de credenciamento do usuário, a chamada “click-to-agree screen” (“tela de clique para aceitar”), que aparece durante a instalação da tecnologia mais atual.

O Google Inc., o LinkedIn Corp. e o Yahoo Inc. foram processados por clientes por causa da forma em que coletam dados e a Apple Inc. atualizou suas políticas de privacidade no ano passado para garantir aos usuários que os dados estão seguros.

“Se você está assistindo à TV, a TV não deveria estar assistindo você”, disse Julia Horwitz, assessora jurídica de proteção ao consumidor do Centro de Informações sobre Privacidade Eletrônica, à Bloomberg Television. “Os consumidores, assim como a empresa, não sabem o que acontece depois que os dados são coletados”.

Quando um usuário dá um comando de voz a uma TV conectada à internet, os dados são enviados a um servidor que vai procurar o conteúdo solicitado, disse a Samsung.

Em uma nota adicional de TV publicada no seu site, a empresa disse que poderia continuar coletando informações para avaliar o desempenho da função.

A Samsung lançou no mês passado um produto para competir com o software Android para TVs de tela grande do Google, pois a empresa sul-coreana está tentando aproveitar o crescente interesse pela tecnologia de casas inteligentes.

Neste ano, todas as suas smart TVs vão usar o seu sistema operacional, o Tizen, porque a empresa está buscando conectar um maior número dos seus aparelhos à internet.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaInternetSamsungTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar