Tecnologia

Apple pode anunciar iPhone 5 e iPad mini em 12 de setembro

Atenção, fãs da Apple: a espera pelo iPhone 5 pode ser mais curta que o previsto. Há relatos de que ele e o iPad mini devem ser revelados no dia 12 de setembro

A ilustração do designer John Anastasiadis, divulgada no site iMore, mostra como deverá ser o iPhone 5 (John Anastasiadis / iMore / Reprodução)

A ilustração do designer John Anastasiadis, divulgada no site iMore, mostra como deverá ser o iPhone 5 (John Anastasiadis / iMore / Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 17h12.

São Paulo — Até agora, aposta predominante no mercado era de que a Apple apresentaria o iPhone 5 e o iPad mini no final de setembro ou no começo de outubro. Mas novos relatos apontam que a Apple planeja anunciar dois aparelhos – e também novas versões do iPod touch e do MacBook Pro de 13 polegadas – já no dia 12 de setembro, uma quarta-feira.

Essa data foi divulgada pelo site iMore, que diz ter obtido a informação de “uma fonte que se mostrou confiável no passado”. Segundo o iMore, as entregas do iPhone 5 e dos outros produtos começariam em 21 de setembro, uma sexta-feira – nove dias depois do evento de lançamento.

A notícia do iMore chega poucos dias depois de o site francês App4Phone ter divulgado que o lançamento do iPhone 5 seria no dia 21 de setembro. O App4Phone diz ter recebido a informação de alguém ligado a uma indústria chinesa de acessórios para smartphones. 

O iPhone 4S foi apresentado no dia 4 de outubro de 2011 e começou a ser entregue 10 dias depois, em 14 de outubro. Assim, se a apresentação do iPhone 5 acontecer mesmo no dia 12 de setembro, o novo smartphone estará chegando ao mercado 11 meses depois do seus antecessor. A data é conveniente para a Apple, já que permitiria aproveitar bem a temporada de vendas de fim de ano, a mais importante para o comércio de smartphones (assim como de outros produtos).

Cabe considerar, também, que as vendas do iPhone 4S têm sido fracas nas últimas semanas. No segundo trimestre, a Apple vendeu 26 milhões de smartphones, contra 35 milhões no primeiro trimestre. Ao apresentar os resultados da empresa, há poucos dias, o CFO Peter Oppenheimer deu a atender que a razão para a queda nas vendas é que os consumidores estão aguardando o iPhone 5. Para a Apple, quanto antes acontecer o lançamento, melhor. 


Pelo que se sabe até agora, o iPhone 5 terá tela de 4 polegadas em formato mais alongado (16:9) que a do iPhone atual. Ele vai usar um novo conector de dados, com 19 pinos. A Apple, assim, começa a abandonar o conector de 30 pinos que ela usa há nove anos em seus dispositivos móveis. O cartão da operadora será menor, no novo formato nano-SIM. Já a tomada para fone de ouvido e microfone deve mudar para a parte inferior do smartphone.

O iPhone 5 também deve trazer suporte a redes celulares 4G LTE e conexão sem fio NFC – dois itens já presentes em concorrentes como o Galaxy S III, da Samsung. O que não se sabe, ainda, é como o novo smartphone da Apple vai se chamar. Embora muita gente se refira ao aparelho como iPhone 5, não há nenhum indício concreto de que seja esse o nome real.

Já as informações que temos sobre o iPad mini (outro nome não oficial) indicam que ele será muito parecido com os modelos maiores, mas terá tela com tamanho entre 7 e 8 polegadas. Também será mais barato, para brigar com o Nexus 7, do Google, que, com preço começando em 199 dólares, vem fazendo enorme sucesso nos quatro países onde já está à venda.

A Apple deve, ainda, apresentar a quinta geração do iPod touch, com tela de 4 polegadas em formato 16:9, como a do iPhone 5. Não há tanta certeza sobre o anúncio de um novo MacBook Pro de 13 polegadas. Há rumores de esse novo modelo, com tela Retina, de alta resolução, também será apresentado com o iPhone 5. Mas quatro produtos de uma só vez parece muito para a Apple. Assim, é possível que ela deixe esse novo MacBook para um evento posterior.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPad miniiPhoneiPhone 5iPodRumores techSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre