Tecnologia

Amazon anuncia demissões na AWS devido ao aumento dos custos com IA

Empresa não divulgou o número de vagas afetadas, mas fontes sugerem que cortes devem atingir centenas de colaboradores

Amazon anuncia demissões em meio aos avanços da IA (Andrew Harrer/Bloomberg)

Amazon anuncia demissões em meio aos avanços da IA (Andrew Harrer/Bloomberg)

Publicado em 17 de julho de 2025 às 15h34.

A Amazon iniciou cortes de empregos em sua divisão de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS), em meio ao aumento dos custos relacionados ao uso de inteligência artificial. O anúncio foi feito por Brad Glasser, porta-voz da companhia, nesta quinta-feira, 17.

De acordo com a companhia, as decisões foram tomadas para otimizar recursos e oferecer inovação aos clientes. As demissões atingiram diferentes áreas da AWS.

“Após uma análise completa da nossa organização, das nossas prioridades e do que precisamos focar daqui para frente, tomamos a difícil decisão comercial de eliminar algumas funções em equipes específicas da AWS”, disse Glasser em um comunicado por e-mail.

“Não tomamos essas decisões levianamente e estamos comprometidos em apoiar os funcionários durante a transição. Essas decisões são necessárias à medida que continuamos investindo, contratando e otimizando recursos para oferecer inovação aos nossos clientes”, completou.

O número de trabalhadores afetados não foi divulgado. De acordo com informações da Reuters, os cortes devem atingir centenas de funcionários.

Reestruturação

Em junho, o CEO Andy Jassy já havia indicado que a força de trabalho da empresa poderia ser reduzida nos próximos anos à medida que a Amazon amplia o uso de ferramentas de IA para automatizar processos internos.

Essa política segue uma tendência observada em outras empresas de tecnologia. Neste mês, a Microsoft anunciou uma nova rodada de demissões que deve atingir cerca de 9 mil colaboradores, também em meio à reestruturação por causa do avanço da inteligência artificial.

Com cerca de 1,56 milhão de funcionários até o fim de março, a Amazon é a segunda maior empregadora privada dos Estados Unidos, atrás apenas do Walmart. Desse total, mais de 350 mil ocupam cargos corporativos. A maior parte dos demais funcionários trabalham em centros de distribuição.

Acompanhe tudo sobre:AmazonInteligência artificialDemissões

Mais de Tecnologia

Claude, da Anthropic, ganha função para o mercado financeiro e se torna rival do Bloomberg Terminal

Tesla ajusta modelos elétricos para tentar concorrer com fabricantes locais na China

Meta chega a acordo de US$ 8 bi com acionistas em processo sobre escândalo da Cambridge Analytica

Xbox terá função para transmitir jogos do console para o PC