Tecnologia

3 em cada 10 brasileiros são donos de smartphones

Pesquisa divulgada nesta semana pela Nielsen revelou que 84% dos brasileiros possuem aparelhos celulares. 36% deles são donos de smartphones


	No Brasil, 36% dos donos de celulares utilizam smartphones, revelou pesquisa da consultoria Nielsen
 (Neilson Barnard/Getty Images)

No Brasil, 36% dos donos de celulares utilizam smartphones, revelou pesquisa da consultoria Nielsen (Neilson Barnard/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 16h13.

São Paulo – 84% dos brasileiros têm um celular para chamar de seu. Deste total, 36% dizem respeito a usuários de smartphones, o equivalente a três em cada dez brasileiros. Os números foram revelados pela pesquisa “O Consumidor Móvel”, revelada pela consultoria Nielsen.

Realizada em âmbito mundial, a pesquisa ouviu 1.603 pessoas, entre 16 e 64 anos de idade e comparou os comportamentos e preferências dos usuários de celulares no Brasil e em outros nove países.

No que diz respeito aos smartphones, o Brasil encontra-se um pouco atrás da Rússia (37%), por exemplo, mas à frente de países como Turquia (19%) e Índia (10%). Outro grupo, formado por 21% do total, encontra-se no meio termo entre aparelhos básicos e smartphones, e usam os chamados telefones multimídia.

O perfil do brasileiro dono de smartphone é outro ponto de avaliação da Nielsen. No Brasil, 43% dos homens são usuários de smartphones, enquanto que apenas 27% das mulheres possuem este dispositivo. A faixa etária predominante é a de 16 a 24 anos (41%), seguida por pessoas que têm entre 25 e 34 anos.

Para estes usuários, o principal critério na hora de escolha de um smartphone é o fato de vir equipado com um bom sistema operacional (24%). Em segundo está “design com estilo” (22%).

Boa relação entre custo e benefício e facilidade no uso foram apontados por 16% dos usuários. Outro critério mencionado por 15% dos entrevistados é a “ampla escolha de apps” que o sistema operacional oferece.


A maioria dos brasileiros aproveita o seu celular primeiramente para enviar mensagens de textos (85%), acessar redes sociais (75%), usar apps (74%) ou ler e-mails (66%). No que diz respeito aos apps, os três aplicativos favoritos dos usuários são, respectivamente, jogos, redes sociais e apps de geolocalização e pesquisa.

Mas, desta percentagem, 44% diz respeito a pessoas que ainda usam aparelhos básicos, isto é, telefones móveis sem tela sensível ao toque, teclado QWERTY ou sistema operacional avançado.

De acordo com a consultoria, o principal fator que faz com que os brasileiros sigam adquirindo os chamados celulares básicos é a infraestrutura das redes, que precisa ir além dos grandes centros urbanos e em direção às zonas rurais.

Disparidades

A pesquisa da Nielsen não foi a única que investigou a penetração de tecnologias móveis no país e que apontou disparidades entre zonas urbanas e rurais. Constatação similar obteve outro estudo realizado no Brasil, mas que procurou medir a penetração da internet no país.

A pesquisa “TIC Domicílios”, conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC.br), revelou que, no que diz respeito ao acesso à web, o país pode ser dividido em dois.

De um lado, zonas urbanas localizadas especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Nestes locais, a maioria dos lares já é conectada. Em zonas rurais, contudo, no Norte e Nordeste, por exemplo, os números mostram que grande parte dos domicílios ainda não conta com acesso à internet. 

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaPesquisa e desenvolvimentoNielsen

Mais de Tecnologia

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn