Apesar do novo acordo, os produtores enfrentam uma queda sistemática de audiência há anos. (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 19 de maio de 2025 às 16h32.
Última atualização em 19 de maio de 2025 às 16h47.
A Netflix anunciou nesta segunda-feira um acordo com a Sesame Workshop, produtora da icônica série infantil Vila Sésamo, concedendo à plataforma de streaming direitos exclusivos de estreia da 56ª temporada, que deve ir ao ar neste ano.
A Netflix também ganha os direitos de 90 horas de episódios anteriores da série e poderá desenvolver videogames para Vila Sésamo e Vila Sésamo: Mecha Builders.
Nos Estados Unidos, os episódios de Vila Sésamo continuarão disponíveis na PBS e na plataforma digital PBS Kids.
O acordo da Sesame Workshop com a Netflix ocorre após a Warner Bros. Discovery não ter renovado seu contrato de cinco anos para Vila Sésamo no Max.
"Estamos animados em anunciar que todos os novos episódios de Vila Sésamo chegarão à Netflix em todo o mundo, juntamente com os episódios da biblioteca, e os novos episódios também serão lançados no mesmo dia nas emissoras PBS e nas plataformas PBS Kids nos EUA, preservando um relacionamento de mais de 50 anos", afirmou a Sesame Workshop em um comunicado.
N IS FOR NETFLIX!
Sesame Street is joining the Netflix family! Brand new episodes — as well as past seasons — will premiere later this year. pic.twitter.com/SMEqHm29a2
— Netflix (@netflix) May 19, 2025
Vila Sésamo será “repaginada” para a 56ª temporada, de acordo com a Sesame Workshop. Para começar, cada episódio agora será centrado em uma história de 11 minutos, “permitindo ainda mais humor e emoção direcionados aos personagens”, disse a empresa em comunicado.
Além disso, em um novo segmento, Tales From 123 levará os espectadores para dentro “do prédio de apartamentos mais famoso do mundo” na rua que dá nome ao programa, oferecendo uma visão do “prédio excêntrico e excêntrico que Elmo, Come-Come e seus amigos chamam de lar”, informou a Sesame Workshop.
A nova temporada de Vila Sésamo contará com “novas mudanças de formato” e o retorno de segmentos favoritos dos fãs, como O Mundo de Elmo e O Foodie Truck do Come-Come.
Segundo a Netflix, a programação infantil e familiar representa 15% do total de horas de exibição. Sua programação infantil inclui Ms. Rachel, Gabby's Dollhouse, CoComelon Lane, Blippi e Hot Wheels Let's Race; os longas-metragens originais The Sea Beast e Leo, de Adam Sandler.
Apesar do novo acordo, os produtores enfrentam uma queda sistemática de audiência há anos. Em 2023, o programa ficou em 14º lugar no ranking geral de programas infantis em plataformas de streaming, segundo o Washington Post.