Negócios

Valec licita obras complementares da Ferrovia Norte-Sul

Tratam-se dos últimos editais voltados para a contratação de obras e serviços remanescentes necessários para a conclusão do trecho da Ferrovia Norte-Sul


	Ferrovia: as obras de infra e de superestrutura, que incluem a preparação do leito ferroviário e o lançamento dos dormentes e trilhos, já estão concluídas 
 (Agência Vale/Divulgação)

Ferrovia: as obras de infra e de superestrutura, que incluem a preparação do leito ferroviário e o lançamento dos dormentes e trilhos, já estão concluídas  (Agência Vale/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 18h07.

Brasília - A Valec Engenharia publicou os editais sobre a contratação de obras e serviços remanescentes necessários para a conclusão de um trecho de quase 900 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul entre Tocantins e Goiás. Os avisos de licitação foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, citando que a operação será realizada por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) presencial.

Segundo informa a Valec, tratam-se dos últimos editais voltados para a contratação de obras e serviços remanescentes necessários para a conclusão do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre o pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional (TO) e o Porto Seco de Anápolis (GO). Esse trecho tem 855 quilômetros.

De acordo com a empresa, entre as obras que ainda precisam ser realizadas estão trabalhos de assoreamento e lançamento da camada de proteção de brita na margem da via, em alguns pequenos trechos. Além disso, será necessário realizar a construção e estruturação dos pátios multimodais de Porangatu, Uruaçu, Santa Izabel, Jaraguá e Anápolis, todos em Goiás, com a logística necessária para os serviços de carga e descarga dos trens. A empresa trabalha com a previsão que em setembro de 2013 todas essas obras estejam concluídas.


As obras de infra e de superestrutura, que incluem a preparação do leito ferroviário e o lançamento dos dormentes e trilhos, já estão concluídas em todo o percurso da via, nesse trecho. Em Tocantins, a Valec concluiu os trabalhos em agosto deste ano, em uma extensão de 300 quilômetros, localizado entre o pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional e o córrego Chicote, no sul do Estado.

O primeiro dos avisos publicados no Diário Oficial sobre o tema foi o do RDC presencial nº 3/2012, sobre a "contratação integrada de elaboração de projeto executivo e execução de obras e serviços remanescentes necessários para complementar o trecho ferroviário compreendido entre o km 1.029,89 (Córrego Chicote/TO) e o km 1.294,00 (Pátio de Uruaçu/GO) da Ferrovia Norte-Sul, bem como manutenção do referido trecho". A entrega das propostas está marcada para a manhã do dia 7 de janeiro de 2013.

Também foi publicado o aviso de licitação do RDC presencial nº 4/2012, sobre a "contratação integrada de elaboração de projeto executivo e execução de obras e serviços remanescentes e necessários para a conclusão do Trecho Ferroviário compreendido entre o km 1.294 (Pátio de Uruaçu/GO) e o km 1.574,00 (Porto Seco/GO) da Ferrovia Norte-Sul, bem como manutenção do referido trecho". A entrega das propostas ocorrerá na manhã do dia 9 de janeiro de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransporte e logísticaTransportesFerroviasMinistério dos TransportesValec

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente