Negócios

Usiminas e UFRJ assinam convênio de pesquisa para o pré-sal

Companhia pretende investir R$28,9 milhões em desenvolvimento e pesquisa em 2010

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

São Paulo - A Usiminas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão assinar, nesta quinta-feira (11), um acordo de cooperação científica e tecnológica para estudar aplicações do aço no mercado de tecnologias voltadas para a exploração de petróleo em alto-mar. Uma das áreas que devem ser foco das pesquisas é a exploração do petróleo na camada pré-sal.

A assinatura do acordo marca o início de uma aproximação da Usiminas com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ. O objetivo do estudo será ampliar a compreensão de características e fenômenos metalúrgicos que determinam as propriedades de aços para tubos, para combater a corrosão e danificação das estruturas.

Ao longo de 2010, a Usiminas pretende investir 28,9 milhões de reais na área de pesquisa e inovação. A cifra corresponde a um aumento de aproximadamente 50% em relação ao orçamento de 2009. Grande parte desse investimento será direcionada a estudos voltados ao desenvolvimento e fabricação de aços com maior valor agregado.
 

Nesta quarta-feira (10), as ações da Usiminas (USIM5) fecharam o pregão em queda de 0,74%, negociada a 47,00 reais. O Ibovespa encerrou as negociações em alta, de 0,51%, aos 65.051 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Fabricante do refrigerante catarinense Max Laranjinha completa 100 anos e amplia linha de bebidas

Quais são os maiores supermercados do Rio de Janeiro? Veja quanto eles faturam

DeepSeek, Duolingo e Anthropic: fundadores entram para clube dos bilionários

Homem, de 40 anos e com até R$ 250 mil aplicados: qual é o perfil do investidor-anjo no Brasil