Negócios

Usiminas investe R$ 152 milhões para modernizar aciaria em MG

Aplicação será usada em um novo desgaseificador a vácuo para melhoria da produção

Produção de aço pode aumentar 800 mil toneladas no ano com a modernização (Divulgação)

Produção de aço pode aumentar 800 mil toneladas no ano com a modernização (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2011 às 11h34.

São Paulo - A Usiminas anunciou nesta segunda-feira que está investindo 152 milhões de reais para modernizar produção da aciaria de sua usina em Ipatinga (MG).

A companhia está aplicando os recursos na instalação de um novo um desgaseificador a vácuo que vai elevar em 80 por cento a produção de aço líquido desgaseificado. O produto gerado pelo equipamento será usado em linhas de galvanização e de aços especiais da Usiminas.

Com o equipamento, a produção da Usiminas passará de 1 milhão para 1,8 milhão de toneladas de aço líquido desgaseificado por ano.

Segundo a siderúrgica, o aço desgaseificado será utilizado na nova linha de galvanização, que entrará em operação no primeiro semestre deste ano, e na linha de aços especiais Sincron, específica para uso em gasodutos, oleodutos e no setor naval e que começa a ser fabricada ainda em 2011.

"A principal característica do processo de desgaseificação é o enobrecimento do produto final. No caso da chapa grossa, aumenta a limpidez do aço, permitindo atender aos requisitos do mercado de prospecção de petróleo na camada pré-sal", afirma a Usiminas em comunicado. "Em relação ao aço galvanizado, essa tecnologia amplia a estampabilidade e a resistência mecânica." O fornecimento dos equipamentos, montagem e testes está sendo realizado por uma joint venture entre a Usiminas Mecânica e a Nippon Steel Engenharia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSiderúrgicasSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaUsiminasEmpresas japonesasIndústria

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente