Negócios

União Europeia multa Microsoft em € 561 milhões

Autoridade de defesa da concorrência multaram companhia por quebra de compromisso de oferecer aos consumidores alternativas de navegador


	 

	Microsoft: companhia se comprometeu a oferecer aos consumidores europeus opções de navegadores rivais nos seus sistemas operacionais
 (Rick Wilking/Reuters)

  Microsoft: companhia se comprometeu a oferecer aos consumidores europeus opções de navegadores rivais nos seus sistemas operacionais (Rick Wilking/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 09h46.

Bruxelas - Autoridade de defesa da concorrência da União Européia multaram a Microsoft em 561 milhões de euros (731 milhões de dólares) nesta quarta-feira por quebra de compromisso de oferecer aos consumidores europeus alternativas de navegador de Internet.

A Microsoft havia feito a garantia em 2009, após investigação antitruste na Europa, onde o problemas regulatórios da produtora de software remontam à década passada e já somam 2,16 bilhões de euros com a nova multa.

A Microsoft se comprometeu a oferecer aos consumidores europeus opções de navegadores rivais na versão anterior do Windows. Mas a Comissão Européia, que atua como regulador da competição nos 27 países membros da UE, considerou que a empresa quebrou essa resolução entre maio de 2011 e julho de 2012.

A Comissão Européia declarou levar tais compromissos muito a sério. "Compromissos assumidos legalmente em decisões antitruste têm um papel muito importante por permitir soluções rápidas para problemas de competição", disse o comissário para defesa da concorrência, Joaquin Almunia, em comunicado.

"Claro, tais decisões demandam cumprimento estrito. Uma falha em cumprir é uma infração muito grave e deve ser punida de acordo", declarou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoBrowsersInternet Explorer

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente