Negócios

Serasa: vendas para Dia dos Pais crescem 6,9%

O resultado foi o maior da série histórica do índice, calculado desde 2002, e respondeu às expectativas do mercado

Na cidade de São Paulo, o indicador da Serasa Experian registrou crescimento de 5,4% nas vendas na semana do Dia dos Pais (.)

Na cidade de São Paulo, o indicador da Serasa Experian registrou crescimento de 5,4% nas vendas na semana do Dia dos Pais (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A oferta de crédito e a queda da temperatura na última semana impulsionaram as vendas no varejo nacional para o Dia dos Pais. O Indicador de Atividade do Comércio, elaborado pela empresa de análise econômica Serasa Experian, registrou alta de 6,9% na semana de 2 a 8 de agosto, ante o período equivalente do ano passado (3 a 9 de agosto).

O resultado foi o maior da série histórica do índice, calculado desde 2002, e respondeu às expectativas do mercado, que aguardava um crescimento superior aos 2,2% observados em 2009. As vendas do comércio apenas no fim de semana do Dia dos Pais (6 a 9 de agosto) tiveram crescimento ainda mais expressivo, de 7,7% em relação ao ano passado, a maior alta desde 2005 (11,9%).

Os economistas da Serasa Experian atribuem o resultado histórico à maior oferta de crédito no primeiro semestre e ao clima frio. "O parcelamento facilitou o pagamento e a temperatura estimulou bastante as vendas de vestuário", apontou Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da empresa, para quem a queda do nível de desemprego e o avanço da renda aumentaram também a atividade comercial no período. De acordo com ele, as compras de última hora impulsionaram o resultado do indicador. Almeida pondera, contudo, que em 2009 a economia enfrentava ainda alguns desdobramentos da crise financeira mundial, "o que formou uma base fraca de comparação com 2010."

Na cidade de São Paulo, o indicador da Serasa Experian registrou crescimento de 5,4% nas vendas na semana do Dia dos Pais e de 2 2% apenas no final de semana em relação aos períodos equivalentes de 2009. No ano passado, os crescimentos dessas vendas na cidade foram de 1,5% e 2,4% ante 2008, respectivamente.

O indicador da empresa tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da entidade. A Serasa realiza por dia uma média de 4 milhões de consultas e tem 400 mil clientes diretos.

Leia mais notícias sobre consumo

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisVendasConsumoSão Paulo capital

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife