Negócios

Receita da Via Varejo no 2º trimestre tem queda de 21,7%

O GPA reportou um desempenho ajustado ao efeito do fechamento de 46 lojas desde o segundo trimestre de 2014 em atendimento a decisão do Cade


	A queda é mais profunda do que a ocorrida no primeiro trimestre deste ano, quando as vendas mesmas lojas diminuíram 2,3% na comparação anual
 (Divulgação/ Via Varejo)

A queda é mais profunda do que a ocorrida no primeiro trimestre deste ano, quando as vendas mesmas lojas diminuíram 2,3% na comparação anual (Divulgação/ Via Varejo)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2015 às 11h20.

São Paulo - A Via Varejo, companhia de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar (GPA), reportou receita líquida de R$ 4,324 bilhões no segundo trimestre de 2015, queda de 21,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em sua divulgação do desempenho de vendas do período, o GPA reportou ainda um desempenho ajustado ao efeito do fechamento de 46 lojas desde o segundo trimestre de 2014 em atendimento a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ajustado a esse feito, a queda na receita líquida da Via Varejo foi de 20,9%.

A companhia apurou ainda retração de 23,5% nas vendas mesmas lojas, critério que considera apenas unidades abertas há mais de um ano. A queda é mais profunda do que a ocorrida no primeiro trimestre deste ano, quando as vendas mesmas lojas diminuíram 2,3% na comparação anual.

A retração da venda de televisores, diz o GPA, foi o principal fator que levou à piora nas vendas. O grupo afirma que as vendas desses aparelhos caíram 56,6% ante o segundo trimestre de 2014, impactando em 10 pontos porcentuais a queda total nas vendas da Via Varejo. A venda de TVs havia crescido no segundo trimestre de 2014, em razão da realização da Copa do Mundo.

O GPA cita ainda, em comentário, o cenário de "forte retração do consumo", mas afirma que a Via Varejo obteve ganhos de market share de janeiro a maio.

O grupo afirma que no segundo trimestre foram abertas 18 lojas da bandeira Casas Bahia, totalizando 21 lojas abertas no ano, 95 nos últimos 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasComércioSupermercadosVarejoVia VarejoEmpresas francesasPão de AçúcarCade

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente