Negócios

Produção total de petróleo e gás da Petrobras cai 0,8%

Produção somou 2,531 milhões de barris diários no primeiro trimestre de 2014


	Plataforma da Petrobras: no exterior, a produção total de óleo e LGN da Petrobras, incluindo resultados não consolidados, foi de 209 mil barris por dia
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Plataforma da Petrobras: no exterior, a produção total de óleo e LGN da Petrobras, incluindo resultados não consolidados, foi de 209 mil barris por dia (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2014 às 20h37.

São Paulo - A produção total de óleo e gás natural da Petrobras somou 2,531 milhões de barris diários no primeiro trimestre de 2014, volume 0,8% menor do que aquele registrado em igual intervalo de 2013 (2,552 milhões de barris/dia).

Em relação ao quarto trimestre de 2013, o indicador ficou praticamente estável.

Quando considerada apenas a produção nacional de petróleo, LGN e gás natural, o indicador teve expansão de 0,5% no trimestre, na comparação com o mesmo intervalo de 2013, somando 2,322 milhões de barris diários.

Em relação ao quarto trimestre de 2013, o desempenho doméstico apresentou queda de 0,8%.

De acordo com a Petrobras, a expansão na comparação entre primeiros trimestres decorre da entrada em operação dos navios-plataforma Cidade de Itajaí (Baúna), Cidade de Paraty (Lula Nordeste), Cidade de São Paulo (Sapinhoá) e das unidades de produção Papa-Terra P-63, Roncador P-55 e Jubarte P-58.

O incremento da produção foi parcialmente compensado pelo declínio natural dos campos e pelos problemas ocorridos no FPSO Brasil e na P-20, além da venda de Parque das Conchas.

Esses três fatores foram citados pela estatal para justificar a queda da produção na comparação entre o primeiro trimestre de 2014 e os três últimos meses do ano passado.

No exterior, a produção total de óleo e LGN da Petrobras, incluindo resultados não consolidados, foi de 209 mil barris por dia, o que representa uma queda de 13,6% sobre o primeiro trimestre do ano passado.

Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, porém, houve incremento de 7,7%.

A Petrobras explica que a forte queda dos resultados na comparação entre primeiros trimestres tem origem nas vendas do ativo Puesto Hernández, na Argentina, em janeiro passado, e de 50% da participação societária nas empresas da Nigéria, em junho de 2013.

Na comparação com o quarto trimestre de 2013, por outro lado, o aumento da produção reflete a entrada em operação de novos poços nos campos de Cascade e Chinook, nos Estados Unidos, durante o primeiro trimestre deste ano.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoEnergiaIndústriaPETR4Combustíveis

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett