(Eduardo Frazão/Exame)
Redatora
Publicado em 9 de setembro de 2025 às 14h26.
Última atualização em 9 de setembro de 2025 às 14h59.
Recentemente, o Burger King surpreendeu o mercado brasileiro ao lançar o BK Shake Proteico, em colaboração com a Irmã Marluce — musa fitness da terceira idade —, oferecendo a adição de whey protein aos milkshakes por apenas R$ 2, com rendimento de até 24g de proteína por unidade.
A estratégia foi pensada pelo diretor de marketing global da marca, David Shear, visando um posicionamento em bem-estar e fitness. Agora as pessoas buscam não só sabor, mas opções que se alinhem a um estilo de vida saudável, e o Burger King aposta nisso ao oferecer um produto nutritivo.
O BK Shake Proteico se apoia em uma abordagem clássica de marketing, que engloba produto, valor agregado e segmentação clara, no caso, o público fitness.
A frase adotada pela marca “Até os nossos shakes ficaram bombados”, além de ser uma expressão atual e divertida, reforça humor e identificação direta com os consumidores preocupados com performance.
Enquanto marcas como McDonald’s e Burger King tradicionalmente disputam por conveniência e sabor, o BK se diferencia ao entrar em um nicho emergente de fast-food “funcional”.
Embora a campanha no Brasil seja específica, a estratégia se conecta à essência global de marketing do Burger King, conhecido por:
Essa tradição de inovar, provocar e conectar emocionalmente com o público destaca a lógica do Shake Proteico de oferecer uma novidade que gera conversa (ganho de mídia espontânea), traz engajamento e posiciona a marca na mente do consumidor.
A campanha do BK Shake Proteico é um caso de marketing bem executado não apenas de um produto novo, mas de reposicionamento estratégico. O Burger King demonstra como usar humor, segmentação, tempo e dados de comportamento para se manter relevante num mercado que valoriza saúde, conveniência e autenticidade.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.