Negócios

Petrobras anuncia sua principal descoberta no pré-sal da Bacia de Campos

Poço Gávea localiza-se a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro

Plataforma da Petrobras na Bacia de Campos: o consórcio localizou dois níveis de petróleo de boa qualidade, segundo a Petrobras (Germano Lüders/EXAME.com)

Plataforma da Petrobras na Bacia de Campos: o consórcio localizou dois níveis de petróleo de boa qualidade, segundo a Petrobras (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2011 às 14h54.

São Paulo - O consórcio Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil anunciou a descoberta de petróleo no poço Gávea – cujo nome oficial é 1-REPF-11A-RJS. A descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos, segundo a brasileira.

As empresas localizaram dois níveis de petróleo de boa qualidade, segundo a Petrobras. O consórcio está analisando os resultados obtidos no poço, antes de continuar o processo de exploração e a avaliação da área. 

A Repsol Sinopec é a operadora do consórcio, com 35% de participação, tendo como parceiras a Statoil, com 35% e a Petrobras, com 30%.

As empresas haviam comunicado às autoridades brasileiras a existência de indícios de hidrocarbonetos no poço exploratório Gávea em março de 2011, para o primeiro nível, e em abril do mesmo ano, para o segundo nível.

O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, foi perfurado pelo navio sonda Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros.
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergiaPré-sal

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente