Negócios

Netflix explica por que oferece os melhores benefícios

Empresa busca apenas colaboradores que sejam autossuficientes e que se sintam responsáveis pelo crescimento do negócio


	Netflix: busca por colaboradores que se sintam responsáveis pelo crescimento de toda a empresa
 (Bloomberg)

Netflix: busca por colaboradores que se sintam responsáveis pelo crescimento de toda a empresa (Bloomberg)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 7 de fevereiro de 2016 às 07h00.

São Paulo - Férias ilimitadas, licença maternidade e paternidade estendidas… os benefícios de trabalhar na Netflix são inúmeros.  Essa política para os funcionários, que pode parecer incrível para uns e muito solta para outros, foi desenvolvida para captar e manter apenas as melhores cabeças.

Ou, nas palavras da autora dessa política, a então diretora de talentos Patty McCord, ele foi desenvolvido apenas para “adultos plenamente formados”.

O manifesto, chamado de “Cultura Netflix: Liberdade e responsabilidade”, tem 124 páginas e já foi compartilhado 13 milhões de vezes no Slideshare. Segundo Sheryl Sandberg, COO do Facebook, “esse é o documento mais importante a sair do Vale do Silício”.

“Um ótimo local de trabalho não é sobre expressos, benefícios luxuosos, almoços com sushi, festas grandiosas ou escritórios legais. Nós temos algumas dessas coisas, mas apenas porque elas são eficientes em atrair e reter colegas fantásticos”, afirma em suas páginas.

Crescimento X Criatividade

O documento descreve como surgem regras e processos em grande parte das empresas e por que a Netflix quer evitá-los.

À medida em que as companhias crescem, a liberdade e a criatividade dos funcionários diminui. Isso acontece pois mais e mais burocracias são instituídas para evitar o caos.

Além disso, regras costumam afastar os funcionários de alta performance, que se sentem desmotivados.

O maior problema delas, no entanto, é quando a empresa enfrenta uma crise. Ela será obrigada a se adaptar às mudanças do mercado, mas processos internos rígidos demais impedem que isso seja feito na velocidade ideal.

Assim, “a companhia normalmente é triturada até a irrelevância”, afirma o documento.

A Netflix busca fazer exatamente o contrário, aumentar a liberdade dos funcionários no decorrer do tempo, assim como oferecer os melhores benefícios do mercado. O intuito é atrai apenas funcionários criativos, eficientes e responsáveis.

“Com as pessoas certas, ao invés de criar uma aderência à cultura de processos, vamos criar uma cultura de criatividade, disciplina, liberdade e responsabilidade”, prega a Netflix.

Horas trabalhadas X Eficiência

Não existe ponto ou controle de horas na Netflix. Para a companhia, funcionários mais eficientes e que trabalham por poucas horas são preferíveis aqueles que passam longas noites no escritório.

Mesmo assim, o documento diz que os colaboradores por vezes trabalham de casa aos finais de semana e respondem e-mails de trabalho até durante as madrugadas.

Ao mesmo tempo, aproveitam seu tempo pessoal, tirando algumas tardes de folga e curtindo as férias do tamanho que quiserem. 

A Netflix busca apenas colaboradores que sejam autossuficientes e que se sintam responsáveis pelo crescimento de toda a empresa, o que ela define como "adultos totalmente desenvolvidos".

Acompanhe tudo sobre:NetflixEmpresasSaláriosgestao-de-negociosGestão de pessoasBenefícios

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente